expresso.ptexpresso.pt - 26 mar 10:37

Alemanha disponibiliza 50 mil milhões de euros para a Cultura. E em Portugal?

Alemanha disponibiliza 50 mil milhões de euros para a Cultura. E em Portugal?

"Os artistas não são só indispensáveis, mas também vitais, sobretudo agora", afirma a ministra da Cultura alemã, Monika Grütters. Em Portugal, as medidas são mais comedidas

O dinheiro chegou menos de duas semanas após o anúncio do apoio do Estado alemão ao sector: são 50 mil milhões de euros para artistas e empresas que trabalham na área cultural.

"O sector cultural caracteriza-se em particular por pessoas que se auto-empregam e que neste momento estão a ter graves problemas nas suas vidas", avançou Monika Grütters num comunicado enviado às redações alemãs.

O governo federal está consciente desta situação e resolveu tomar medidas tão rápidas quanto possível e com o mínimo de burocracia associada.

O pacote de medidas apresentado pelos alemães destina-se a artistas e às indústrias culturais que gravitam à volta deles e que o governo reconhece que são de maior utilidade pública.

Por cá o Ministério da Cultura disponibilizou uma linha de apoio de 1 milhão de euros, a que podem aceder os artistas depois de preencherem um formulário para o efeito.

1
1