www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 26 mar 00:34

Beta-i cria ações para incentivar a inovação

Beta-i cria ações para incentivar a inovação

A consultora portuguesa partilha conhecimento e boas práticas em curso online e em novo podcast do ecossistema.

Perante o contexto económico dos próximos meses, em que se antevêem grandes dificuldades para negócios em diversos setores, inovação é a palavra-chave para garantir a sua sobrevivência. É com o objetivo de contribuir para a resposta de líderes e colaboradores de empresas e startups aos cenários que se antecipam que a Beta-i lança um curso online gratuito sobre projetos colaborativos de inovação, em conjunto com outras instituições europeias, e estreia um podcast dedicado ao ecossistema de inovação, onde serão debatidos vários temas e conselhos úteis para os dias que correm.

Intitulado “Co-Innovation Journey for Startups and Corporates”, a formação online é resultado de meses de trabalho presencial e remoto, levado a cabo por um consórcio europeu que inclui a Beta-i, em representação de Portugal, e universidades, empresas e instituições de mais seis países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia e Polónia). Ao longo de seis semanas de formação, o curso aborda temáticas específicas e ensina a empresas e startups os fundamentos e as modalidades de inovação colaborativa, bem como exercita o desenho inicial desta colaboração através do “Co-Innovation Builder”, um mapa que organiza o arranque de projetos de inovação aberta entre as duas entidades.

O curso tem início no dia 22 de abril e é direcionado a gestores e colaboradores de empresas de qualquer setor, e a empreendedores interessados em compreender melhor o funcionamento de projetos de inovação colaborativa com empresas – que muitas vezes não envolvem investimento direto ou venture capital. Com duração de seis horas por semana, o currículo é composto por palestras, artigos informativos, questionários, discussões e atividades práticas para reunir os diferentes atores.

Segundo Pedro Rocha Vieira, CEO e cofundador da Beta-i, “tão importante como conter este vírus, é impulsionar a capacidade das empresas se reinventarem de forma inovadora e colaborativa, sobretudo diante do impacto que esta pandemia terá para uma sociedade mais sustentável. Esta crise tem, assim, potencial para contribuir para uma mudança de paradigma – é um momento para reinventar a forma como trabalhamos, para modelos mais flexíveis e remotos, para acelerar a transição digital na maioria dos setores económicos, para reforçar a diversificação económica e para se apostar fortemente em novas estratégias de colaboração que garantam o crescimento e sustentabilidade dos negócios”.

Além da formação online, a Beta-i está a apostar também na criação de um podcast que surge como uma nova fonte de informação do ecossistema de inovação. O “Beta-Cast”, disponível no canal de Youtube da Beta-i, irá explorar semanalmente um tema prático que possa ser aplicado aos desafios atuais das empresas e startups, dando também a possibilidade à audiência de participar ao vivo no conteúdo do debate com comentários e questões.

“Faz parte da nossa estratégia enquanto consultora, próxima do tecido empresarial e empreendedor português e internacional, ter um papel ativo neste contexto de crise económica. Como tal, esperamos que estes dois conteúdos possam permitir às empresas e startups encontrar um rumo que os prepare para este período de quarentena e para a recuperação económica. É a forma como atuamos hoje que irá determinar a sobrevivência económica da maioria de nós nos próximos anos”, conclui Pedro Rocha Vieira.

O primeiro episódio do Beta-Cast será transmitido ao vivo nesta quinta-feira, dia 26 de março, a partir das 19h, para discutir o tema “Innovation in Times of Crisis”.

 Por Computerworld Tags
1
1