sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 26 mar 18:20

Ministro da Saúde romeno demite-se em plena pandemia de covid-19

Ministro da Saúde romeno demite-se em plena pandemia de covid-19

Na Roménia há 1.029 casos confirmados de covid-19. O Executivo romeno tem sido criticado pela falta de testes, uma vez que não tem capacidade para fazer mais do que dois mil testes diários.

Victor Costache, ministro da Saúde romeno, demitiu-se esta quinta-feira. A demissão ocorre depois de o governante anunciar numa entrevista televisiva que todos os habitantes de Bucareste, capital da Roménia, fariam o teste à covid-19.

De acordo com a imprensa romena, a demissão de Victor Costanche surgiu a pedido do primeiro-ministro, Ludovic Orban, que invocou razões “profissionais e pessoais”.

 “Lamento a decisão do ministro, mas também a compreendo e agradeço-lhe a sua colaboração”, disse o primeiro-ministro, anunciado que referindo que o substituto de Costanche será Nelu Tataru, secretário de Estado da Saúde. A escolha foi feita por Tatatu estar na “linha da frente do combate à pandemia”.

O Executivo romeno tem sido criticado pela falta de testes, uma vez que não tem capacidade para fazer mais do que dois mil testes diários. Na entrevista desta quinta-feira e antes de se demitir, Costanche tinha prometido adquirir entre dois a quatro milhões de testes.

Na Roménia há 1.029 casos confirmados de covid-19 e 17 vítimas mortais. Morreram ainda 11 cidadãos romenos no estrangeiro.

1
1