mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 26 mar 09:52

Tão longe, tão perto: 10 sugestões para ver em tempos de isolamento. As escolhas de Filipe Melo

Tão longe, tão perto: 10 sugestões para ver em tempos de isolamento. As escolhas de Filipe Melo

“The Wire”Filipe Melo: “Demorei muito tempo até pegar nesta série. Vi-a no final do ano passado, e foi das melhores semanas da minha vida.”Onde: Disponível ...

Músico, realizador, produtor, argumentista de BD, Filipe Melo é um artista multifacetado, que participou em projetos como “Deixem o Pimba em Paz” ou “Uma Nêspera no Cu” e é co-autor de livros premiados como “Os Vampiros” e a trilogia “Dog Mendonça e Pizzaboy”.

Ele não a pôs na sua lista de escolhas, mas colocamos nós: a curta-metragem que realizou, “Sleepwalk”, que conquistou o último Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem de Imagem Real, está disponível para visualizar gratuitamente online.

Já o seu novo livro, como sempre assinado com o desenhador Juan Cavia, chama-se “Balada para Sophie” e tem lançamento previsto para junho.

As escolhas de Filipe Melo “The Wire”

Filipe Melo: “Demorei muito tempo até pegar nesta série. Vi-a no final do ano passado e foi das melhores semanas da minha vida.”

Onde: Disponível na HBO Portugal. Série televisiva policial de 60 episódios em seis temporadas criada por David Simon, exibida originalmente entre 2002 e 2008, considerada uma das melhores séries de sempre, sobre as diversas facetas do combate ao crime na cidade de Baltimore.

Continuar a ler “Red Dead Redemption 2”

Filipe Melo: “Sei que não é nem um filme, nem uma série. Mas também não é um jogo, é toda uma aventura, que não posso recomendar o suficiente.”

Onde: Jogo em cenário de western da Rockstar Games para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e Stadia, lançado em outubro de 2018 e considerado um dos exemplos máximos de video-jogo como forma de expressão artística.

Kenji Mizoguchi Contos da Lua Vaga (1953)

Filipe Melo: “Tenho estado a vê-los todos nesta quarentena: a forma como conta histórias é tão simples e fascinante que fazem com que se torne a melhor experiência de fim de dia.”

Onde: A Leopardo Filmes lançou em Portugal uma caixa com nove filmes em DVD do realizador japonês, um dos mais aclamados da história do cinema, que atingiu o auge criativo na década de 50. A caixa contém, além de um livro sobre cineasta, obras-primas absolutas como “Contos da Lua Vaga”, “OS Amantes Crucificados” e “O Conto dos Crisântemos Tardios”. Os mesmos filmes estão também disponíveis na plataforma Filmin.

“Succession”

Filipe Melo: “A série mais bem escrita do momento. Shakespeare dos nossos dias.”

Onde: Disponível na HBO Portugal. Série televisiva criada por Jesse Armstrong, até à data com 20 episódios em duas temporadas, iniciada em 2018, sobre os dramas que envolvem a escolha da sucessão familiar da liderança de um império multimilionário.

“Curb Your Enthusiasm” (“Calma, Larry!”)

Filipe Melo: “O Larry David é o meu melhor amigo em tempos de neura. Saiu agora a temporada 10 e é espetacular. Se não viram as anteriores, para apanhar terreno até lá só vão precisar de 49 horas do vosso tempo.”

Onde: Disponível na HBO Portugal. Série televisiva criada pelo humorista Larry David em redor de um versão ficcionalizada de si próprio, de 100 episódios e atualmente na 10ª temporada, que teve inicio em janeiro de 2020.

Os diretos do Bruno Nogueira no Instagram

Filipe Melo: “São uma experiência muito relaxante, como olhar para um aquário.“

Onde: Pelas 22h30 e as 23h00, o humorista Bruno Nogueira tem feito diretos diários na sua conta de Instagram com ligação a amigos como Nuno Lopes ou Nuno Markl (e ao próprio Filipe Melo), para discutir de forma hilariante o momento de isolamento que todos atravessamos.

Filmes clássicos Ensina-me a Viver

Filipe Melo: “Escolher filmes aleatórios para ver, coisas que sempre quis ver e nunca tinha visto e que sabia que são bons. Os últimos foram o “The Long Good Friday / A Sexta-Feira Mais Longa” e o “Harold and Maude / Ensina-me a Viver”. A única regra - tem de ter mais de 30 anos.”

Onde: Além da seleção vasta de DVDs e Blu-rays, os vários canais de filmes e plataformas de conteúdos têm muito por onde escolher.

Caixa Andrei Tarkovsky

Filipe Melo: “Ver como pensa e cria uma cabeça melhor que a maioria. Um génio.”

Onde: A Leopardo Filmes lançou em Portugal uma caixa em DVD com a obra integral do realizador russo, um dos maiores cineastas de sempre, autor de obras-primas como “Solaris”, “Stalker” e “Andre Rublev”. Os mesmos filmes estão também disponíveis na plataforma Filmin.

“Better Call Saul”

Filipe Melo: “Houve histeria coletiva com o “Breaking Bad”, mas, para mim, o “Better Call Saul” é ainda melhor. Recomendo vivamente.“

Onde: Disponível na Netflix. Série televisiva criada por Vince Gilligan e Peter Gould, um spin-off da aclamada “Breaking Bad”, que já vai em 46 episódios repartidos por cinco temporadas, estando a sexta e última prevista para estrear em 2021.

“A História de um Fantasma”

Filipe Melo: “Para mim, o filme mais original que vi nos últimos anos e que pouca gente viu. Espero que o encontrem por via legal. Se não... se não...”

Onde: Aclamado drama sobrenatural de David Lowery, inédito em cinema em Portugal, com Casey Affleck como o homem que, após a morte, permanece de forma fantasmática na casa que partilhou com a mulher, interpretada por Rooney Mara. Disponível em DVD.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1