www.publico.ptpublico.pt - 26 mar 15:46

Os quatro maiores clubes da Alemanha doam 20 milhões aos clubes mais necessitados

Os quatro maiores clubes da Alemanha doam 20 milhões aos clubes mais necessitados

Bayern Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Leipzig vão distribuir dinheiro pelos emblemas mais aflitos.

Quatro dos maiores clubes alemães, incluindo Bayern Munique e Borussia Dortmund, vão em conjunto disponibilizar 20 milhões de euros para ajudar emblemas que estão em dificuldades financeiras, devido à pandemia de covid-19, anunciou nesta quinta-feira a Liga alemã de futebol (DFL).

“Esta acção demonstra que a solidariedade na Bundesliga não é uma palavra vazia. Estamos muito gratos aos quatros clubes envolvidos na Liga dos Campeões pela ajuda que estão a dar”, afirmou o presidente da DFL, Christian Seifert, referindo-se também ao Bayer Leverkusen e ao Leipzig.

Dos 20 milhões de euros, 12,5 surgem dos direitos de televisão e o restante dos “cofres” de cada um dos quatro emblemas. A DFL vai ficar responsável pela sua distribuição, de acordo com as necessidades de cada um dos emblemas da primeira e segunda divisão.

“Nestes tempos difíceis, o importante é que os mais fortes apoiem os fracos”, disse o presidente do Bayern Munique, Karl-Heinz Rummenigge.

Nos últimos dias, o presidente do Borussia Dortmund, clube em que alinha o português Raphael Guerreiro, deixou críticas à alegada “má administração” de alguns clubes, mas também optou por entrar no processo, devido à “situação excepcional” que o futebol está a viver.

“Sempre dissemos que seriamos solidários com os clubes que precisam, numa altura em que não conseguem sobreviver sozinhos”, frisou Hans-Joachim Watzke.

A Bundesliga e a 2.Bundesliga estão paradas desde o início de Março e assim vão continuar, pelo menos, até 30 de Abril, de acordo com a DFL.

1
1