expresso.ptexpresso.pt - 26 mar 15:16

Vai Ficar Tudo Bem #7 “O que as empresas precisam neste momento é de rapidez, clareza e certezas da parte do governo”

Vai Ficar Tudo Bem #7 “O que as empresas precisam neste momento é de rapidez, clareza e certezas da parte do governo”

Recessão profunda, subida do desemprego, depressão prolongada. Em traços gerais começam a desenhar-se cenários muito negativos em resultado do choque da pandemia na atividade económica. Como é que os empregadores podem continuar a pagar a 100% com atividade a 0%? As empresas movem-se agora "num mar de incertezas", à espera de "medidas claras por parte do Governo, que tardam em chegar", afirma a advogada Maria João da Luz, especialista em direito do trabalho. Ouça o sétimo episódio de #Vai Ficar Tudo Bem

E de repente, mudou tudo. Neg��cios que navegavam na crista da onda, muitos deles ligados ao turismo em Portugal mas não só, ruíram de um momento para o outro. Desesperados, os empresários portugueses esperam agora por medidas rápidas e claras das autoridades económicas para contenção dos danos sobre a economia. E enquanto se espera, é nos advogados que recaem as dúvidas dos empregadores. "A cada dia que passa é mais um dia que onera o empregador, que continua sem respostas para definir um rumo para a sua empresa, e que se sente desprotegido", afirma a advogada Maria João da Luz. Especialista na área do direito do trabalho e segurança social, explica ainda que neste momento "a função dos advogados tem sido muito essa - a de tentar orientar e ajudar a encontrar caminhos para manter o barco à tona de água" num mar de incertezas.

Ouça o sétimo episódio de #Vai Ficar Tudo Bem, uma iniciativa do jornal Expresso para acompanhar e ajudar os portugueses que se encontram neste momento em casa. Assine em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify e em qualquer plataforma de podcasts. Ou ouça aqui em baixo.

1
1