desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 26 mar 10:14

Jorge Costa: "Contratar o Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões do presidente nos últimos anos"

Jorge Costa: "Contratar o Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões do presidente nos últimos anos"

O antigo jogador do FC Porto admitiu ainda que não seria justo sagrar a equipa de campeã neste momento. ...

A poucos meses de dar por terminada a passagem pelo Mumbai City, da Índia, Jorge Costa concedeu uma entrevista ao jornal desportivo 'O Jogo' em que fala do campeonato português e do FC Porto - clube que representou durante quase toda a carreira e com o qual conquistou oito campeonatos, cinco taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma taça Intercontinental.

Com o campeonato português suspenso e com o FC Porto na liderança, Jorge Costa considera que seria injusto sagrar o clube nortenho de campeão.

"Acho que não seria justo. Não por aquilo que já se jogou até agora, mas por aquilo que falta jogar. Até agora, não tenho dúvidas de que o FC Porto foi melhor e merece ser o primeiro", começou por dizer o antigo jogador.

Questionado sobre se o primeiro lugar do campeonato seria mérito do FC Porto ou demérito do Benfica, Jorge Costa não hesitou. "Sem dúvida, por mérito do FC Porto. O Benfica pode ter escorregado algumas vezes, mas o FC Porto teve o mérito de saber aproveitar isso e de dar a volta a uma fase menos boa por que passou ao longo da época. Há muito mérito do FC Porto, e julgo que isso é reconhecido por quem sabe ver futebol", referiu.

"O FC Porto tem uma equipa forte, tem bons jogadores, e tem uma coisa a mais, em comparação com a maior parte das equipas do campeonato: a raça. Esse é um valor muito importante. Para além de achar que tem também uma equipa competitiva. Claro, não tem um plantel como teve há sete ou oito anos - não tem o Hulk, o Falcao, o Guarín, o Lucho, o James -, mas continua a ter bons jogadores e o tal espírito que será uma mais-valia no que falta para terminar a época, seja lá quando for", acrescentou ainda.

Já em relação ao treinador, Jorge Costa admitiu que não ficou surpreendido com a prestação de Sérgio Conceição no comando dos portistas.

"Não vou dizer que foi uma surpresa o que o Sérgio conseguiu fazer no FC Porto nestes últimos três anos, mas confesso que no início estava expectante, porque havia uma série de questões, como o fair play financeiro, que não lhe permitia fazer a equipa que provavelmente lhe daria mais segurança. Mas foi uma agradável surpresa. Qualidade ele tem, mas às vezes não chega. Ele soube montar uma equipa com engenho e torná-la campeã, contra todas as expectativas. Tenho a certeza de que, com outro treinador, o FC Porto não teria conseguido o que conseguiu. Estaria mal", disse Jorge Costa.

Mas os elogios ao treinador do FC Porto não ficam por aqui. "Contratar o Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões do presidente nos últimos anos. Sem querer tirar o mérito à qualidade dos jogadores, o Sérgio Conceição deu vida às últimas equipas do FC Porto, e com poucos meios, ou pelo menos com menos meios do que outros treinadores num passado recente, que tinham obrigação - e tiveram condições para isso - de fazer melhor do que fizeram", concluiu Jorge Costa.

1
1