eco.sapo.pteco.sapo.pt - 25 mar 18:13

Covid-19: Seguros viagem pagam encargos recorde no R. Unido

Covid-19: Seguros viagem pagam encargos recorde no R. Unido

Estimativas da associação britânica de seguros apontam para um mínimo de 275 milhões de libras esterlinas em pagamentos no Reino Unido, grande parte por viagens canceladas devido ao coronavírus.

Os desembolsos, na maioria devido a cancelamentos de viagens, mas também em parte por interrupções de itinerários de turistas no estrangeiro, representam cerca de 298 milhões de euros ao câmbio corrente.

“Neste momento sem precedentes, as seguradoras de viagem tentam ajudar a amenizar o golpe financeiro para milhares de clientes cujos planos de viagem foram cancelados ou interrompidos pelo coronavirus“, disse Mark Shepherd, da direção da ABI e responsável para área de apólices de seguros gerais.

A estimativa da Associação de Seguradores Britânicos (ABI na sigla original) corresponde ao dobro do montante de indemnizações pagas em 2019 por cancelamento de viagens e supera largamente o recorde anterior, registado em 2010 (148 milhões de libras).

Os números da associação antecipam um total de 400 mil reclamações relacionadas com novo coronavírus, um volume que compara com 294 mil reclamações registadas (por cancelamentos e interrupções) em todo o ano de 2010.

“Junto com as compensações de fontes como companhias aéreas e fornecedores de cartões de crédito, as seguradoras de viagem estão a ajudar os clientes a superar essas situações difíceis”, acrescentou Shepherd.

Comparativamente, por cancelamentos e interrupções causados pela nuvem de cinzas vulcânicas islandesas em 2010, o setor desembolsou 62 milhões de libras esterlinas.

1
1