expresso.ptexpresso.pt - 25 mar 22:01

El Corte Inglés suspende 26 mil trabalhadores em Espanha. Em Portugal, “estuda o que fazer”

El Corte Inglés suspende 26 mil trabalhadores em Espanha. Em Portugal, “estuda o que fazer”

Com mais de 3.500 trabalhadores em Portugal, o El Corte Ingles tem apenas abertos, neste momento, os seus supermercados, registando “um crescimento exponencial das vendas online”

O El Corte Inglés apresentou um Expediente de Regulação Temporária do Emprego (ERTE) que abrange 26.000 trabalhadores em Espanha, Em Portugal, o grupo ainda “estuda o que fazer”.

“A lei nos dois países é diferente e no caso português ainda estamos numa fase de estudo da situação. Temos de analisar a regulamentação e, neste momento, ainda aguardamos esclarecimentos para saber o que podemos fazer, como podemos fazer, quando e até quando o poderemos fazer”, explicou ao Expresso a diretora de comunicação Susana Santos.

. Criou, também, uma área especial de venda de produtos nas áreas da tecnologia e telecomunicação e espaço saúde nos espaços comerciais que detém em Lisboa e em Gaia.

Em Espanha, o ERTE apresentado esta quarta-feira no ministério do Trabalho abrange 28,8% dos 90 mil trabalhadores do El Cortre Inglés e a administração comprometeu-se a completar até 100% os salários deste grupo. Tem uma duração inicial de 14 dias a partir da publicação do decreto que estabeleceu o "estado de emergência" no país e a sua duração vai depender da evolução da situação da pandemia de covid-19.

Em causa está um procedimento próximo do layoff, através do qual uma empresa a a viver uma situação excepcional procura obter autorização para despedir trabalhadores, suspender contratos de trabalho ou reduzir temporariamente horários. A empresa afirma que adotou esta medida por motivo de força maior e tem como objetivo manter o emprego.

Quanto a Portugal, apesar da situação não estar ainda definida, Susana Santos afirma que “o grupo investe fortemente na formação dos seus trabalhadores e, por isso, o objetivo principal será, também, manter a equipa”.

1
1