expresso.ptexpresso.pt - 23 fev. 23:13

Milão: Casamentos e funerais só mesmo para parentes próximos. Há que travar o Covid-19

Milão: Casamentos e funerais só mesmo para parentes próximos. Há que travar o Covid-19

Catedral de Milão fecha as portas aos crentes e visitantes. Habitantes da capital económica de Itália correm aos supermercados e enchem os carrinhos de compras, para enfrentarem uma eventual quarentena. Museus e exposições cancelam visitas, Inter suspende jogos, e a famosa Moda Milão cancela os desfiles. Uma das primeiras vítimas é a estilista portuguesa Alexandra Moura
Ver Twitter

Com uma corrida aos supermercados, Milão, a capital da Lombardia que tem orgulho em ser a capital económica de Itália, como que se fecha sobre si própria.

O receio do avanço da epidemia levou a arquidiocese a comunicar que continua a realizar funerais e casamentos mas, apenas para parentes próximos, escreve a agência de notícias Ansa.

A cidade que acolhe o famoso desfile da Moda Milão murcha em plena edição da primavera 2020, para se proteger do avanço do coronavírus. O desfile da coleção da estilista portuguesa Alexandra Moura, na Semana de Moda de Milão, marcado para esta segunda-feira, foi cancelado.

Ver Twitter

A decisão integra-se no âmbito das medidas para contenção do novo coronavírus, tomadas pelo Governo Italiano, que levaram o estilista Giorgio Armani a restringir o acesso ao desfile e a organização da Semana de Moda de Milão a optar pela apresentação de portas fechadas, com transmissão pelas redes sociais.

Os convidados da semana da Moda Milão neste mês de fevereiro de 2020, que assistem ao desfile de Dolce & Gabbana, optaram por usar máscaras ‘fashion’ para se protegerem do surto de coronavírus que já fez cerca de 150 infetados em Itália.

A Lombardia, província cuja capital é Milão, é a região mais afetada do país.

A diocese de Milão tomou posição sobre a ameaça epidémica e, r Monsenhor Franco Agnesi, vigário geral da arquidiocese de Milão, considera que atendendo às atuais “circunstâncias” e à evolução do perigo de contágio por Covid-19, que também está presente no “território diocesano, sugere-se que a Comunhão Eucarística possa ser distribuída manualmente, de acordo com as normas litúrgicas em vigor”, escreve a agência de informação SIR.

Entretanto, a Ação Católica Ambrosiana suspendeu a Assembléia diocesana prevista para este domingo: "A sucessão de notícias relacionadas ao Coronavirus Covid-19 e as recomendações das instituições amadureceram a decisão de evitar a reunião de mais de 650 delegados na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão”, explica uma nota citada pela SIR.

NewsItem [
pubDate=2020-02-24 00:13:49.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-02-23-Milao-Casamentos-e-funerais-so-mesmo-para-parentes-proximos.-Ha-que-travar-o-Covid-19
, host=expresso.pt
, wordCount=321
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_02_23_1881665829_milao-casamentos-e-funerais-so-mesmo-para-parentes-proximos-ha-que-travar-o-covid-19
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]