expresso.ptexpresso.pt - 14 fev 18:24

O jazz em palavras

O jazz em palavras

É sabido que o jazz é, para muitos, uma música “difícil”. Na maior parte dos casos, a falta de apreço deve-se muito mais a desconhecimento ou equívocos do que à invocada “dificuldade” do género. Durante décadas, um notável homem de letras do Reino Unido deu a conhecer a sua (muito própria) visão do universo do jazz. Partilhá-la é descobri-la... e saboreá-la

Durante cerca de três décadas, mais exatamente entre 1955 e 1985, ano da sua morte, Philip Larkin passou a vida zelando pela biblioteca da universidade de Hull, no condado britânico do Yorkshire. Foram 30 anos mergulhado no universo dos livros, ao qual o próprio aderira quando, aos 23 anos de idade, publica “The North Ship”, primeira coletânea de poemas que haviam de constituir parte importante da vida do autor; ficção e ensaio fizeram igualmente parte do seu talento, o mesmo acontecendo com a crítica consagrada ao universo do jazz, da qual excelente prosa se guarda na coluna que assinou durante dez anos nas páginas do “Daily Telegraph”. Sobre estas e outras que se abriram nos deteremos ao longo da prosa emergente.

Apaixonado desde muito novo pelo som característico do jazz, Philip Larkin juntou o útil ao agradável aliando a escrita com a audição dos seus músicos favoritos num legado de anos que merece ser escutado graças à edição em cd de ”Philip Larkin´s Jazz”. O conjunto de quatro discos lançado pela Proper Records reflete, quase tematicamente, a linha de pensamento do poeta no que concerne à sua apreciação do jazz, que defendia quando dele gostava e que atacava sem piedade quando escapava aos seus parâmetros de qualidade e, diga-se em abono da verdade, ao seu gosto pessoal.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

1
1