pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 fev 12:00

Apple regista patente de sistema inteligente de domótica

Apple regista patente de sistema inteligente de domótica

A Apple registou ontem a patente de um sistema capaz de configurar automaticamente os dispositivos inteligentes de uma casa.

Poderá a Apple estar a preparar algum dispositivo para tornar a nossa casa mais inteligente?

Ao que parece, a resposta é sim. Isto porque a empresa de Cupertino registou ontem uma patente de um sistema de domótica.

Domótica é a área da tecnologia, nomeadamente da Robótica, que se encarrega da integração de sistemas autónomos que simplificam a vida das pessoas, especificamente nas suas casas.

Apple regista patente capaz de configurar os dispositivos inteligentes de uma casa

A empresa de Cupertino registou ontem, dia 13 de fevereiro, uma patente na United States Patent and Trademark Office (USPTO).

Ao que parece, a Apple está a trabalhar num sistema de domótica que é capaz de detetar e configurar automaticamente todos os dispositivos inteligentes ligados a uma casa.

Segundo a informação adicionada pela Apple na patente, não é fácil configurar individualmente cada um dos equipamentos inteligentes de uma casa. Então, talvez a empresa tenha arranjado uma solução prática para essa tarefa.

Assim, este sistema patenteado pela Apple pretende servir como facilitador na ativação de todas as tecnologias inteligentes existentes numa casa. Esta é, ainda, uma forma de poupar tempo aos habitantes, até porque esse é também um objetivo da domótica.

Por outro lado, segundo os detalhes da patente, este sistema poderá ainda detetar outros objetos, não inteligentes, na casa, como mobília, de modo a otimizar o seu funcionamento.

Mas não é só, pois é possível que este sistema também consiga identificar os utilizadores, dando-lhes diferentes níveis de acesso às funções da casa inteligente.

Claro que, para já, são ideias ‘no papel’, mas que certamente têm um objetivo, mesmo que muitas não vejam a luz do dia.

Leia também:

Apple, Google e Amazon juntam-se para tornar as casas inteligentes mais seguras

1
1