www.publico.ptpublico.pt - 14 fev 20:58

Análises aos portugueses sob quarentena deram negativo

Análises aos portugueses sob quarentena deram negativo

Dezoito portugueses e duas brasileiras que regressaram de Wuhan e estiveram sob quarentena no Hospital Pulido Valente não estão infectados com o novo coronavírus.

A quarentena voluntária cumprida pelos 18 portugueses e duas cidadãs brasileiras que regressaram de Wuhan, na China, termina este sábado.

Em comunicado enviado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) refere-se que os cidadãos em causa foram testados ontem pela segunda vez e que “as análises laboratoriais realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, com duas amostras biológicas, foram todas negativas”.

Por isso, acrescenta o comunicado, “os 20 cidadãos repatriados que estiveram em instalações dedicadas para o efeito, no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar de Lisboa Norte), terminam amanhã o período de isolamento profiláctico voluntário de 14 dias”.

No grupo estão 18 cidadãos de nacionalidade portuguesa e duas cidadãs brasileiras que foram retirados de Wuhan pelo Governo português e que, à chegada, decidiram ficar em isolamento até que passasse o período de incubação da doença, que será de até 14 dias. Os vinte cidadãos estiveram sempre assintomáticos, portanto os prognósticos eram bastante favoráveis, sendo previsível o retorno de todos a casa.

1
1