expresso.ptexpresso.pt - 14 fev 18:24

Exportações surpreendem e põem Portugal a crescer acima do esperado em 2019

Exportações surpreendem e põem Portugal a crescer acima do esperado em 2019

É na frente externa que se encontra a explicação para a aceleração do crescimento no quarto trimestre do ano passado, para 2,2%, ficando acima das expectativas dos economistas. No cômputo do ano, o PIB aumentou 2%, quando o Governo previa 1,9%

Brexit, tensões comerciais e abrandamento da economia europeia são fatores que não abrem boas perspetivas para a evolução das exportações portuguesas. Mas, para já, o resultado surpreendeu. As vendas de Portugal ao exterior aceleraram no quarto trimestre do ano passado, impulsionando a economia portuguesa para um crescimento de 2,2% em termos homólogos, o que compara com 1,9% nos três meses anteriores, indica a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada esta sexta-feira.

Em cadeia, isto é, em relação ao trimestre anterior, a atividade económica também acelerou, passando de um crescimento de 0,4% no terceiro trimestre de 2019, para 0,6% no quarto.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

1
1