expresso.ptDaniel Oliveira - 12 fev 18:41

Irlanda: o jovem espectro do socialismo democrático

Irlanda: o jovem espectro do socialismo democrático

Escondida nos media e cada mais visível em eleições, há uma grande massa de jovens que, sendo liberal nos costumes e cosmopolita nos valores, deseja mais do que a certeza de uma vida eternamente precária. E é por isso que, sobre a Irlanda, os EUA e cada vez mais países ocidentais, paira o espectro do socialismo democrático. Os jovens não são neoliberais. São as suas vítimas mais revoltadas

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadker, marcou eleições antecipadas porque achava que o seu sucesso na negociação do Brexit lhe daria a vitória. Não deu por uma revolução subterrânea que acontecia na sociedade irlandesa, que determinou a duplicação da votação do Sinn Féin, de esquerda. O que determinou esta vitória não foi o Brexit. Foi o mesmo que teria determinado outro caminho para o Labour britânico se Corbyn não se tivesse deixado enredar pelo impasse do Brexit: a questão social. É mais do que a economia, estúpido.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

1
1