rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 jan. 12:06

Coronavírus. Mapa mostra os países afetados pelo surto

Coronavírus. Mapa mostra os países afetados pelo surto

O número de mortos e infetados pelo vírus que começou num animal na China e ultrapassou a barreira das espécies, fronteiras e oceanos continua a aumentar. A Renascença mostra-lhe o panorama.

Os casos de infeção pelo coronavírus já chegaram à Europa – a França e à Alemanha. Aqui, tal como também já aconteceu no Japão, há doentes que apanharam a doença por transmissão pessoal. Ou seja, não estiveram na China, mas contactaram com outras que estiveram em Wuhan, o epicentro do surto.

“Cada casa é uma zona de quarentena”

Desde o início que a China está a tomar medidas para conter a propagação do vírus. Nesta altura, 30 cidades e províncias lançaram o Nível 1 de resposta de emergência. São perto de 60 milhões de pessoas sob isolamento total ou parcial.

E, nesta terça-feira, a região administrativa de Hong Kong anunciou o encerramento temporário de algumas fronteiras com a China e o condicionamento das viagens, por exemplo, feitas por comboio de alta velocidade.

O número de voos também será bastante reduzido e suspensas as permissões de viagens pessoais para a China continental.

Numa região de Pequim do distrito de Shunyi, foi anunciada uma nova regra: “se estiver cá, não saia. Se eles saíram, não os deixe voltar”. É uma norma para toda a família. Nas estradas em redor da pequena comunidade, foram colocadas fitas vermelhas.

Desde a semana passada, foram instalados sistemas de comunicação aos residentes, alertando para não convidarem pessoas para casa e pedindo a todos quantos estiveram em Wuhan que se registem junto das autoridades.

“Cada casa é uma zona de quarentena”, diz uma aldeã à agência Reuters.

[Em atualização]

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 13:06:58.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/01/28/mundo/coronavirus-mapa-mostra-os-paises-afetados-pelo-surto/noticia/179953/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_28_672856861_coronavirus-mapa-mostra-os-paises-afetados-pelo-surto
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]