www.jornaldenegocios.ptJoaquim Aguiar - 28 jan. 09:20

Tudo é permitido

Tudo é permitido

E quando não há um poder que seja gerador de confiança, promotor da estabilidade e fator de fiabilidade nas relações internacionais, tudo é permitido. - Opinião , Máxima.

A FRASE...

"A marca de Trump é a incerteza, a volatilidade e a prevaricação, ao passo que a confiança, a estabilidade e a fiabilidade são essenciais para o crescimento."

Joseph E. Stiglitz, Expresso, 25 de Janeiro de 2020

A ANÁLISE...

O efeito de Trump já tem consequências irreversíveis porque as relações de confiança e de aliança que já foram destruídas não poderão ser reconstruídas. A polarização da política interna dos Estados Unidos, que transformou os partidos em plataformas tribais, em que cada posição de um gera a oposição radical do outro, está a destruir as instituições políticas que foram concebidas para impedir que esta rivalidade sistemática pudesse existir - e é a utilidade das instituições que é posta em causa quando, afinal, não conseguiu evitar que aconteça o que não podia acontecer. Na estrutura de ordem mundial, a arbitrariedade da política americana, que combina o isolacionismo protecionista com intervenções deliberadas para destruir as alianças e os equilíbrios que os Estados Unidos promoveram até à entrada em cena de Trump, conduz ao retorno ao estado da natureza em que a única lei é a da força e a única moralidade é a do interesse próprio, instituindo o padrão primitivo da luta de todos contra todos.

Onde só a força conta, os argumentos (e as teorias que fundamentam os argumentos) são inúteis. Na lógica da luta sem regras nem limites, só os resultados contam. Só com a demonstração do fracasso poderá a força ser vencida - mas antes de se chegar a esse desfecho, ainda muito irá ser destruído. O exemplo de Trump será apropriado e ampliado por outros, cada um na sua esfera de influência, mas todos sabendo que não há um poder superior que possa funcionar como regulador da ordem mundial e que possa contrariar os seus excessos ou denunciar as suas violações de regras e de direitos fundamentais. E quando não há um poder que seja gerador de confiança, promotor da estabilidade e fator de fiabilidade nas relações internacionais, tudo é permitido.

Não foi declarada a terceira guerra mundial, mas já são visíveis os desastres da guerra quando estão a ser destruídas as redes de aliança e as instituições de regulação que estabeleciam os padrões de equilíbrio e de normalidade indispensáveis para que houvesse resolução dos conflitos, garantia das liberdades políticas e condições para o desenvolvimento económico.

Artigo em conformidade com o antigo Acordo Ortográfico

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências diretas e indiretas das políticas para todos os setores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 10:20:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/mao-visivel/joaquim-aguiar/detalhe/tudo-e-permitido
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=436
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_28_1860940611_tudo-e-permitido
, topics=[opiniao, joaquim aguiar]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]