eco.sapo.pteco.sapo.pt - 28 jan. 08:51

Warren Buffett cai em esquema Ponzi com painéis solares

Warren Buffett cai em esquema Ponzi com painéis solares

Berkshire Hathaway investiu 340 milhões na empresa fornecedora de energia solar para grandes eventos. Mas não passava tudo de um esquema de um casal que acumulava carros e casas de luxo.

Warren Buffett foi apanhado num esquema Ponzi. Jeff e Paulette Carpoff — proprietários da empresa DC Solar, de painéis solares móveis (que se dedica a fornecer energia limpa em eventos desportivos e festivais de música) — declararam-se culpados de um esquema em pirâmide tipo Ponzi, que alcançou mil milhões de dólares, sendo que entre as vítimas da burla está o braço de investimentos de Warren Buffett, Berkshire Hathaway.

A financeira de Buffett terá investido 340 milhões de dólares na empresa fornecedora de energia solar para grandes eventos, segundo noticia o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol). O objetivo seria uma redução da pegada de carbono destes eventos, o que captou centenas de investidores. Mas afinal não passava tudo de um esquema.

O casal Carpoff usava o dinheiro de novos investidores para pagar aos antigos, em vez de usar o financiamento na construção de equipamentos solares como dizia. Parte das receitas era desviada para despesas pessoais, incluindo mais de 150 carros de luxo, bem como casas em vários sítios nos Estados Unidos, como revelam os registos judiciais a que o jornal espanhol teve acesso.

Jeff Carpoff declarou-se culpado em Sacramento, nos EUA, por fraude e lavagem de dinheiro, enquanto a esposa, Paulette Carpoff, admitiu ter cometido o crime de lavagem de dinheiro e conspiração para cometer crime contra os Estados Unidos. A investigação judicial concluiu que o golpe atingiu os mil milhões de dólares, dos quais apenas 120 milhões foram recuperados, acrescenta o El Economista.

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 09:51:38.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/01/28/warren-buffett-cai-em-esquema-ponzi-com-investimento-de-milhoes-em-paineis-solares/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=248
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_28_1705154898_warren-buffett-cai-em-esquema-ponzi-com-paineis-solares
, topics=[mercados]
, sections=[economia]
, score=0.000000]