expresso.ptDaniel Oliveira - 28 jan. 11:01

Luanda Leaks: licença para “matar” sem irritar

Luanda Leaks: licença para “matar” sem irritar

É o regime de Luanda, e não a lei ou a ética, a determinar a legitimidade ou ilegitimidade do dinheiro angolano. O ataque a Isabel dos Santos, sendo justo, não corresponde a qualquer mudança na cultura de submissão do poder político e económico português. Pelo contrário, confirma-a. Isabel dos Santos já não conta. Mas aborrecer outros, como Manuel Vicente, continua a ser “irritante”

Nos anos duros da crise, o dinheiro roubado ao povo angolano ajudou a tapar muitos buracos da nossa economia. Recebemos esse dinheiro, que entrava em empresas portuguesas e por isso na economia, entre o nojo e a gratidão. Todos os que diziam que isto não só era imoral como insustentável, porque se perderia entre os dedos das mãos mal as coisas mudassem, eram chamados irresponsáveis. Recebi mensagens de muitos emigrantes em Angola que me explicavam o mal que lhes fazia quando criticava o poder angolano, indispondo-o contra os portugueses. Respondia-lhes que compreendia a sua frágil situação mas um erro não deixava de ser um erro, uma aposta insustentável não passava a ser sustentável, só porque garantia emprego (cá e lá) num determinado momento. E é por isso que a política tem de ser mais do que a gestão quotidiana das coisas.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 12:01:20.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2020-01-28-Luanda-Leaks-licenca-para-matar-sem-irritar
, host=expresso.pt
, wordCount=200
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_28_1124651198_luanda-leaks-licenca-para-matar-sem-irritar
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]