expresso.ptexpresso.pt - 27 jan. 18:24

Miguel Torga. Esta terça-feira há cartas para um demiurgo

Miguel Torga. Esta terça-feira há cartas para um demiurgo

Ao longo de 64 anos, entre 1930 e 1994, Miguel Torga recebeu correspondência dos nomes maiores da literatura portuguesa e brasileira, como Fernando Pessoa, Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Sophia, Agustina, Cecília Meireles ou Jorge Amado. São dezenas de missivas reunidas em livro com apresentação marcada para esta terça-feira em São Martinho de Anta, terra natal do escritor

Às vezes chegavam cartas. Uma ou outra com um tratamento mais íntimo e familiar, dirigida ao Rocha. No geral, com maior ou menor informalidade, assumiam como destinatário um vulto quase sempre distante, com frequência intimidante. Uma personalidade única, complexa, exterior a todos os círculos e circuitos literários, cujo pseudónimo feito nome da persona construída, para lá da metáfora implícita de dureza e bravura, se impunha como uma espécie de farol, inspirado e inspirador: Miguel Torga. Uma espécie de demiurgo no sentido figurado do criador de uma obra grandiosa.

Nascido Adolfo Correia da Rocha (1907-1995) em São Martinho de Anta, Vila Real, licenciado em medicina pela Universidade de Coimbra, transformou-se num dos nomes maiores das letras portuguesas, como poeta, contista e memorialista, mas também com obra de peso na área do romance, do teatro e do ensaio.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-01-27 19:24:29.0
, url=https://expresso.pt/dossies/diario/2020-01-27-Miguel-Torga.-Esta-terca-feira-ha-cartas-para-um-demiurgo-1
, host=expresso.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_27_757437485_miguel-torga-esta-terca-feira-ha-cartas-para-um-demiurgo
, topics=[diário]
, sections=[]
, score=0.000000]