expresso.ptexpresso.pt - 27 jan. 23:52

Conselho de Estado reúne-se na sexta-feira para debater a CPLP

Conselho de Estado reúne-se na sexta-feira para debater a CPLP

Fonte da Presidência afirmou à Lusa que esta “é uma reunião que já estava prevista há algum tempo”

O Conselho de Estado reúne-se na sexta-feira para debater assuntos relacionados com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), confirmou à Lusa fonte oficial da Presidência da República. Segundo a mesma fonte, esta "é uma reunião que já estava prevista há algum tempo", sem adiantar mais pormenores sobre o encontro.

Nesta reunião, estará presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, país que, neste momento, tem a presidência rotativa da CPLP. Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Conselho de Estado é o órgão de consulta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e é composto pelo primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais, os antigos presidentes da República, cinco cidadãos eleitos pela Assembleia e mais cinco designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato.

Segundo a Constituição, o Conselho de Estado pronuncia-se sobre a dissolução da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas das regiões autónomas, sobre a demissão do Governo, sobre eventuais declarações de guerra e de paz, sobre os atos de um Presidente da República interino, e, em geral, aconselha o chefe de Estado no seu exercício, em caso de solicitação.

NewsItem [
pubDate=2020-01-28 00:52:12.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-01-27-Conselho-de-Estado-reune-se-na-sexta-feira-para-debater-a-CPLP
, host=expresso.pt
, wordCount=211
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_27_1264933372_conselho-de-estado-reune-se-na-sexta-feira-para-debater-a-cplp
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]