expresso.ptexpresso.pt - 27 jan. 18:24

Concertação social. Patrões dizem que propostas do Governo são “poucochinho”, sindicatos que trabalhadores “ficaram para trás”

Concertação social. Patrões dizem que propostas do Governo são “poucochinho”, sindicatos que trabalhadores “ficaram para trás”

Concertação social reúne-se esta terça-feira para continuar a discutir o acordo de competitividade e rendimentos. E a bola está do lado do Governo, dizem parceiros. Patrões dizem que contrapartidas no Orçamento para 2020 são “poucochinho”, sindicatos dizem que trabalhadores “ficaram para trás”

O Governo tem de dar um passo em frente e apresentar linhas de atuação concretas e objetivas para a negociação do acordo de competitividade e rendimentos. Caso contrário, a reunião agendada para esta terça-feira não faz sentido. É essa a mensagem, unânime, de todos os parceiros sociais, em antecipação à nova ronda negocial. Patrões e sindicatos dizem ao Expresso que a bola está do lado do Executivo de António Costa e que é hora de abrir o jogo no que toca à a medidas para valorizar salários e promover a competitividade das empresas.

O relógio está a contar, passou mês e meio desde a última reunião (a 9 de dezembro), o Governo quer fechar um entendimento até março, e ainda só se conhecem princípios gerais de orientadores da negociação, alertam os parceiros. E consideram o calendário muito apertado.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-01-27 19:24:09.0
, url=https://expresso.pt/dossies/diario/2020-01-27-Concertacao-social.-Patroes-dizem-que-propostas-do-Governo-sao-poucochinho-sindicatos-que-trabalhadores-ficaram-para-tras
, host=expresso.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_27_1109136613_concertacao-social-patroes-dizem-que-propostas-do-governo-sao-poucochinho-sindicatos-que-trabalhadores-ficaram-para-tras
, topics=[diário]
, sections=[]
, score=0.000000]