expresso.ptexpresso.pt - 27 jan. 18:24

PSD “convida” Bloco e PCP para negociar redução do IVA na luz (e não só)

PSD “convida” Bloco e PCP para negociar redução do IVA na luz (e não só)

Com o prazo para apresentar propostas de alteração ao Orçamento a fechar – e as cartas dos partidos em cima da mesa -, a pressão sobre o Governo disparou

O PSD está disponível para conversar” com os partidos da esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade, mesmo contra a vontade do Governo, confirma ao Expresso Duarte Pacheco, um dos coordenadores do processo orçamental do lado social-democrata. “Se um partido não tem maioria e tem propostas” para melhorar o orçamento, “tem de ter disponibilidade para conversar”. Caso contrário, acrescenta Duarte Pacheco, “está a fazer o jogo do faz-de-conta”.

O convite é sobretudo dirigido ao Bloco de Esquerda e ao PCP, que na campanha eleitoral tinham propostas semelhantes neste ponto. O objetivo de baixar o IVA da eletricidade, porém, acabou por ter três versões diferentes, nas propostas de alteração ao Orçamento para 2020. O Bloco propôs baixar faseadamente: para já para a taxa intermédia (13%) e só mais tarde para a taxa mínima de 6%. O PCP apontou para uma redução imediata, incluindo o IVA do gás. Já o PSD, entregou esta segunda-feira uma proposta para baixar para os 6%, mas só a partir de Julho – o que mitiga um pouco o efeito orçamental (que o PSD conta em 170 milhões, mas que o Governo conta quase no dobro para meio ano).

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-01-27 19:24:07.0
, url=https://expresso.pt/dossies/diario/2020-01-27-PSD-convida-Bloco-e-PCP-para-negociar-reducao-do-IVA-na-luz--e-nao-so--1
, host=expresso.pt
, wordCount=256
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_01_27_1000764873_psd-convida-bloco-e-pcp-para-negociar-reducao-do-iva-na-luz-e-nao-so
, topics=[diário]
, sections=[]
, score=0.000000]