expresso.ptexpresso.pt - 16 jan 12:04

Há uma máquina que mantém vivo o fígado humano durante uma semana graças aos algoritmos

Há uma máquina que mantém vivo o fígado humano durante uma semana graças aos algoritmos

O aparelho recria um nível de pressão semelhante ao que o corpo promove nas suas entranhas, com oxigénio, sangue e os nutrientes necessários, sendo que ainda faz uma limpeza

A Universidade de Zurique, na Suíça, inventou uma máquina que mantém vivo o fígado humano durante sete dias, conta a “MIT Technology Review”, uma revista que, embora independente, pertence ao Massachusetts Institute of Technology.

De acordo com aquela revista, a máquina recria um nível de pressão semelhante ao que o corpo promove nas suas entranhas, com oxigénio, sangue e os nutrientes necessários, sendo que ainda faz uma limpeza - reduz, por exemplo, o dióxido de carbono. As doses e a reprodu��ão do funcionamento do órgão humano são calculadas automaticamente por algoritmos.

A máquina, que numa primeira fase foi testada em fígados de porco, está a ser desenvolvida há quatro anos. Nos últimos testes, conta aquela revista científica, foram usados 10 fígados que estavam demasiado danificados para futuro transplante. Seis deles sobreviveram, acabando por apresentar melhorias.

Esta inovação possibilitaria assim um drástico aumento quanto à conservação, a que se junta a alegada melhoria do órgão, multiplicando assim o número de fígados viáveis para transplante e os transplantes em si.

1
1