www.publico.ptpublico.pt - 16 jan 12:44

Jogos para telemóvel facturaram 77 mil milhões de euros em 2019

Jogos para telemóvel facturaram 77 mil milhões de euros em 2019

Os dados são da analista especializada AppAnnie, que diz que as pessoas passam cada vez mais tempo a jogar videojogos no telemóvel, com os utilizadores da China a gastarem mais dinheiro.

As pessoas estão a passar cada vez mais tempo agarradas ao telemóvel, e a gastar mais dinheiro em aplicações móveis – particularmente videojogos. Em 2019, foram gastos cerca de 108 mil milhões de euros em aplicações móveis, mais do dobro de 2016. Mas a maioria – mais 77 mil milhões de euros – foram para jogos de telemóvel e o mercado deve chegar aos 90 mil milhõe ainda este ano. 

Os dados foram revelados no relatório anual da analista especializada AppAnnie. Regra geral, as pessoas passam quase quatro horas (3h40) a usar aplicações móveis por dia (mais 35% que em 2017) e, além dos videojogos, é nas aplicações de encontros (por exemplo, o Tinder), e nas aplicações de entretenimento onde se passa mais tempo. Esta última categoria inclui serviços populares como o Netflix, o HBO Now e o Tik Tok, que a equipa da AppAnnie considera um misto de rede social e entretenimento por divulgar vídeos curtos, gerados pelos utilizadores.

“Uma falácia comum nos jogos móveis é que a audiência é mais nova, e por isso não têm poder de compra. A realidade é que pessoas de uma demografia diversa (homens e mulheres de idades variadas) estão a jogar videojogos no telemóvel”, justifica Nayef Hijazi, o director de marketing da MoPub, uma empresa que oferece soluções de monetização para criadores de aplicações, e que contribuiu para o relatório.

O relatório da AppAnnie nota ainda que em 2019 foram também descarregadas muito mais aplicações do que nos últimos anos, com o valor de novos downloads a ultrapassar os 204 mil milhões (a análise da AppAnnie exclui actualizações e reinstalações) – é um aumento de 6% face a 2018 e de 45% em relação a 2016.

A analista justifica o aumento com base no crescimento de mercados emergentes como a Índia e o Brasil. Dentro dos videojogos – de longe, o tipo de aplicações mais rentável – os jogos casuais (como puzzles) são os mais descarregados, mas os RPG (um tipo de jogos de aventura) são os que geram mais receitas. As aplicações sociais do Facebook que incluem a rede social original, bem como o Messenger, Instagram e WhatsApp estão todas no top cinco de aplicações com mais utilizadores mensais activos a chinesa WeChat ocupa o quarto lugar da lista, à frente do Instagram.

1
1