www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 16 jan 13:08

Galp vai abrir primeiro posto de hidrogénio em Portugal até ao final do ano

Galp vai abrir primeiro posto de hidrogénio em Portugal até ao final do ano

A petrolífera conta abrir o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal para frotas de autocarros ainda este ano. - Empresas , Máxima.

A Galp aderiu ao Hydrogen Council, uma associação que junta entidades dos vários cantos do mundo com o objetivo de promover o desenvolvimento do hidrogénio enquanto solução para a descarbonização de inúmeros setores.

Em comunicado enviado às redações, detalha que a adesão a esta organização ocorreu em simultâneo com a de outros 22 membros que, no total, elevam o número atual de associados para 81. Desta lista fazem parte "grandes empresas de energia, transportes, indústria e, de hoje em diante, também do setor financeiro, que partilham uma visão comum sobre o papel do hidrogénio na transição energética", acrescenta a empresa portuguesa.

Nesse seguimento, a Galp revela ainda que está "envolvida no lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, que deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros".

Já "a mais longo prazo", adianta que está a avaliar outros projetos de larga escala, nomeadamente parcerias relacionadas com a produção de hidrogénio verde a partir de energias renováveis e a sua associação à descarbonização de processos industriais e à mobilidade, ou para injeção em redes de gás natural".

Estes projetos encontram-se abrangidos pelo objetivo estratégico assumido pela Galp de alocar cerca de 40% do seu investimento anual líquido a oportunidades relacionadas com a transição energética e em projetos que contribuam para a redução global de emissões de CO2, relembra a empresa.

A Galp produz anualmente cerca de 120 mil toneladas de hidrogénio que é utilizado no processo produtivo do seu sistema refinador.

1
1