www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 12 dez. 05:30

Quando a raposa entra no galinheiro por decreto

Quando a raposa entra no galinheiro por decreto

Com o novo regime das Parcerias Público-Privadas, o Governo escancarou as portas à entrada da raposa no galinheiro. É um convite à corrupção com a garantia da impunidade, ao meter o selo do Conselho de Ministros em cada decisão - Opinião , Sábado.
Na mesma altura em que anuncia mais um grupo de trabalho sobre o combate à corrupção, o Governo abre a porta à dita senhora com um novo regime nas Parcerias Público-Privadas. Entra a senhora corrupção, transformada numa faminta raposa, dentro do galinheiro e por decreto. Com o novo regime é eliminada a análise custo-benefício, pelo que não se vai saber se o valor da obra seria mais baixo se fosse feita pelo Estado ou se, pelo contrário, deve avançar em PPP.

É varrida a lista de 16 exigências que funcionavam como crivo para o lançamento e a adjudicação das PPP e os critérios passam a ser decididos, caso a caso, em Conselho de Ministros. Além disso, as autarquias e as regiões autónomas ficam de fora e, com isso, deixam de ter o controlo apertado que tinham até agora. Por fim, retira-se o controlo orçamental ao Ministério das Finanças e entrega-se ao Ministério da Economia. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 11 de dezembro de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
NewsItem [
pubDate=2019-12-12 06:30:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/eduardo-damaso/detalhe/quando-a-raposa-entra-no-galinheiro-por-decreto
, host=www.sabado.pt
, wordCount=191
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_12_2007571969_quando-a-raposa-entra-no-galinheiro-por-decreto
, topics=[opinião, eduardo dâmaso]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]