sol.sapo.ptJoão Lemos Esteves  - 10 dez. 15:35

#BFFPortugal/Israel: seguindo Costa, Marcelo levará o afeto português a Israel

#BFFPortugal/Israel: seguindo Costa, Marcelo levará o afeto português a Israel

E Marcelo Rebelo de Sousa irá afirmar algo que hoje é insusceptível de qualquer dúvida: ser-se anti-Israel é uma forma qualificada de antissemitismo, na linha do que países, incluindo Portugal, aprovaram nos respectivos Parlamentos.

1.Pese embora a agenda mediática tenha sido dominada, na última semana, aqui em Portugal (com reflexos por toda a

Jornalista amigo perguntou-nos, há dias, se haveria o risco de Marcelo tentar esconder a sua visita a Israel, para não incomodar o PCP ou o BE (ou o Livre, versão radical de Rui Tavares, que não o de Joacine Katar Moreira, que é uma pessoa justa e genuinamente preocupada com os direitos humanos). Ora, tal é impensável: primeiro, porque seria bizarro e impossível o Presidente da República esconder uma viagem oficial de Estado a um país amigo e aliado, apenas para não incomodar três por cento da população portuguesa (as elites do BE).

Segundo, porque seria politicamente pouco inteligente (para ser simpático) que o Presidente Marcelo – de centro-direita e que nunca teve dúvidas em se colocar ao lado da liberdade e da democracia – alinhasse com a extrema-esquerda radical e totalitária, mesmo contra o Primeiro-Ministro socialista, António Costa. Seria um mundo verdadeiramente de pernas para o ar que o Presidente Marcelo se colocasse à esquerda de António Costa – o Primeiro-Ministro entusiasmado com a visita a Israel (ele próprio irá a Jerusalém em 2021, numa decisão muito sensata de António Costa) e o Presidente Marcelo – de direita, da Liberdade e das liberdades – tivesse vergonha de assumir a sua visita a Israel…

Já não estaríamos no domínio das vacas voadoras; já seria mesmo um porco a andar de trotinete…Um mundo absolutamente bizarro…

Terceiro: o autor destas linhas conhece muito bem o nosso Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa. Marcelo adora Israel e a cultura judaica – e não faz questão de esconder a sua herança judaica familiar, da parte da sua mãe, Maria das Neves, que nasceu na Covilhã…

Marcelo está, certamente, entusiasmadíssimo com a sua visita a Israel no próximo mês de Janeiro – seria ainda melhor que revelasse, em breve e sem complexos de extrema-esquerda, a sua visita e o acatamento da sugestão do Primeiro-Ministro António Costa de se fazer acompanhar por uma comitiva empresarial que reforce ainda mais os laços económicos entre os dois Estados amigos e aliados.

Uma última nota para elogiar o trabalho diplomático – silencioso, mas sempre eficaz  e inteligente, pese embora, por vezes, pudesse ser ainda mais certeiro – de Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros. Como já escrevemos, juntamente com Sérgio Sousa Pinto, Santos Silva é o socialista gold – de longe, o melhor socialista português, aquele que não envergonha ninguém.

Da mesma forma com que criticamos, sem medo e com frontalidade, os erros deste Governo socialista – também elogiamos, sem problemas ou pejos, as suas iniciativas meritórias. António Costa e Augusto Santos Silva estiveram diplomaticamente bem na passada semana – o que significa que quando o PS se deixa de teatrada inútil, poderemos trabalhar conjuntamente em nome de Portugal e do interesse superior do povo português.

Porque é que este PS, com cabeça e sentido de Estado, é tão raro nos dias que correm? Enfim, Costa e Santos Silva portaram-se bem desta vez; merecem o nosso elogio.

 joaolemosesteves@gmail.com

NewsItem [
pubDate=2019-12-10 16:35:32.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/679678/-bffportugal-israel-seguindo-costa-marcelo-levara-o-afeto-portugu-s-a-israel
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=499
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_10_339193612_-bffportugal-israel-seguindo-costa-marcelo-levara-o-afeto-portugues-a-israel
, topics=[israel, antónio costa, portugal, benjamin netanyahu, marcelo rebelo de sousa, opiniao]
, sections=[opiniao, sociedade]
, score=0.000000]