rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 9 dez. 08:05

Tropas portuguesas vão manter-se na República Centro-Africana

Tropas portuguesas vão manter-se na República Centro-Africana

Atualmente são 180 os militares portugueses no país africano.

Mais de mil militares portugueses estiveram na República Centro-africana nos últimos três anos em missões de risco elevado. Atualmente são 180, no âmbito da missão de paz da ONU, que receberam este fim de semana a visita do ministro a Defesa, segundo o qual as tropas portuguesas vão manter-se no território.

Em Bangui, o ministro refere que se trata de um território difícil, mas que a força portuguesa está muito bem equipada e preparada. “São as mais preparadas de todas as forças das Nações Unidas na República Centro Africana”, reconhece João Gomes Cravinho.

“O nosso objetivo é que [os militares portugueses] sejam chamados cada vez menos”, diz o ministro, durante a visita, e explica que “o trabalho ideal é o de consolidação das Forças Armadas da República Centro-Africana para que eles próprios possa tomar conta do seu país”.

No decorrer das várias missões, os militares portugueses já travaram alguns confrontos e em junho deste ano um soldado ficou ferido com gravidade.

A República Centro-Africana é um dos mais pobres países do mundo, com grandes reservas de urânio, ouro e diamantes. Em 2012 mergulhou numa guerra civil, entre grupos armados muçulmanos e cristãos, o que levou as Nações Unidas a constituir a atual missão de paz.

NewsItem [
pubDate=2019-12-09 09:05:31.0
, url=https://rr.sapo.pt/2019/12/09/mundo/tropas-portuguesas-vao-manter-se-na-republica-centro-africana/noticia/174577/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=201
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_09_459356625_tropas-portuguesas-vao-manter-se-na-republica-centro-africana
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]