pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 9 dez. 08:50

Dispositivo poderá controlar tremores relacionados com distúrbios neurológicos

Dispositivo poderá controlar tremores relacionados com distúrbios neurológicos

Um tremor é um movimento involuntário e ritmado de parte do corpo, como as mãos, cabeça, tronco ou pernas. Os tremores ocorrem quando os músculos contraem e relaxam repetidamente. Nesse sentido, alguns distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson, podem causar tremores musculares.

Um tremor é um movimento involuntário e ritmado de partes do corpo, como as mãos, cabeça, tronco ou pernas. Os tremores ocorrem quando os músculos contraem e relaxam repetidamente. Alguns distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson, podem causar tremores musculares.

A ciência tem alguns meios para tentar controlar estes movimentos involuntários, mas nada parecido com o Tremelo.

Parkinson é um dos exemplos de distúrbio neurológico que provoca tremores

O tremor pode ser um sintoma associado a distúrbios nas partes do cérebro que controlam os músculos de todo o corpo ou em áreas específicas, tais como as mãos. Esta condição, poderá ser relativamente simples de gerir no início, mas estes tremores vão piorando.

Assim, à medida que a doença progride, as pessoas que sofrem desta condição percebem que estes movimentos involuntários surgem mais frequentemente. Como tal, torna-se mesmo impossível de realizar certas tarefas, pegar num garfo ou deitar um copo de água.

Tremelo poderá ajudar a resolver o tremor

Algumas ferramentas úteis foram projetadas para limitar os impactos dos tremores. Contudo, existe um novo dispositivo que procura amortecer os tremores com tecnologia aplicada diretamente.

Uma equipa de investigadores da Fresno State tem desenvolvido o Tremelo. Este é um dispositivo estabilizador de mãos que se prende ao braço de uma pessoa que sofre de tremores. A tecnologia envolvida conta com conjuntos de amortecedores de massa sintonizados em cada um dos dois recintos.

No fundo, este sistema, numa escala completamente diferente, funciona como o sistema anti-sismo utilizado nos edifícios. Após detetar o tremor, o dispositivo rapidamente faz deslocar os pesos numa direção que contrarie o movimento dos tremores do utilizador.

Um pêndulo que já tem provas dadas

O dispositivo já mostrou sucesso em 36 pacientes que fizeram parte de um teste e o trabalho foi incrível. Segundo os investigadores, esta tecnologia limita consideravelmente a quantidade de tremores que o utilizador experimenta, e também tem um bónus de ser não invasivo para o paciente.

A equipa testou o programa com sucesso, mas está atualmente à procura de financiamento no site Indiegogo. O projeto parece valer a pena e é uma abordagem inovadora para um problema comum. No passado, dispositivos (reconhecidamente com uma etiqueta de preço muito mais barato) tentaram resolver o problema externamente. Contudo, a direção pensada para a ação do Tremelo é diferente e isso poderá ser um sucesso.

Finalmente é possível detetar a doença de Parkinson pelo cheiro

NewsItem [
pubDate=2019-12-09 09:50:50.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/novo-dispositivo-pode-controlar-tremores-relacionados-com-disturbios-neurologicos/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=389
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_09_25176054_dispositivo-podera-controlar-tremores-relacionados-com-disturbios-neurologicos
, topics=[tremor, tecnologia, distúrbio neurológico, parkinson, ciência, gadgets, tremelo]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]