www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 9 dez. 08:15

Finlândia vai ter a primeira-ministra mais nova da atualidade com 34 anos

Finlândia vai ter a primeira-ministra mais nova da atualidade com 34 anos

A Finlândia vai ter um novo Governo liderado por cinco mulheres de partidos diferentes. A nova primeira-ministra, Sanna Marin, tem 34 anos e será a líder de Governo mais nova da atualidade. - Economia , Máxima.
A Finlândia está prestes a ter a primeira-ministra em funções mais nova do mundo. Sanna Marin, com 34 anos, ganhou a votação dentro do partido Social-democrata e prepara-se para formar um Governo em coligação com mais quatro partidos, todos eles liderados por mulheres. 

Sanna Marin venceu Antti Lindtman por 32 votos contra 29 durante a votação interna deste domingo que ocorreu após o primeiro-ministro Antti Rinne ter-se demitido na semana passada. O Parlamento finlandês irá votar no novo Governo e primeira-ministra esta terça-feira, 10 de dezembro. 

A política finlandesa era atualmente a ministra dos Transportes e das Comunicações. A coligação de cinco partidos que já formava o anterior Governo vai continuar com o programa existente, resistindo ao choque da demissão do anterior primeiro-ministro. 

"Há muito trabalho a fazer para reconstruir a confiança", disse a futura primeira-ministra, citada pela Bloomberg, referindo-se à reconciliação entre os partidos da coligação. "Temos um compromisso com um programa comum de políticas e essa é a cola que nos unifica enquanto Governo", acrescentou.

Como mostra este tweet de Alexander Stubb, ex-primeiro-ministro finlandês, os cinco partidos de Governo são liderados por cinco mulheres, quatro delas com 34 e 32 anos, entre as mais novas líderes mundiais. 

My party is not in government, but I rejoice that the leaders of the five parties in government are female. Shows that #Finland is a modern and progressive country. The majority of my government was also female. One day gender will not matter in government. Meanwhile pioneers. pic.twitter.com/dW8OMEOiqb

— Alexander Stubb (@alexstubb) December 9, 2019
Marin será a terceira primeira-ministra da Finlândia. No ano passado, segundo a Bloomberg, a ex-ministra já tinha assumido o papel de líder do Executivo temporariamente quando Antti Rinne estava a recuperar de uma doença séria antes das eleições.

"O percuro deste Governo não vai ser fácil. Não há problema. Eu já provei as minhas capacidades", afirmou a futura primeira-ministra que vê o seu partido e a coligação ameaçada pelas sondagens. Os últimos números apontam para que o partido dos Finlandeses, que é anti-imigração, seja o que reúne mais apoio atualmente.

No panorama internacional, Sanna Marin junta-se a um leque restrito de líderes de Governo com menos de 40 anos. Exemplo disso foi Emmanuel Macron que tinha 39 anos quando foi eleito presidente de França em 2017. Atualmente, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, com 39 anos, e o primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, com 35 anos, são os mais novos.

(Notícia atualizada às 8h29 com mais informação)
NewsItem [
pubDate=2019-12-09 09:15:38.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/finlandia-vai-ter-a-primeira-ministra-a-mais-nova-da-atualidade-com-34-anos
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=402
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_09_1902013484_finlandia-vai-ter-a-primeira-ministra-mais-nova-da-atualidade-com-34-anos
, topics=[idade, finlândia, união europeia, primeira-ministra]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]