expresso.ptexpresso.pt - 8 dez. 16:28

João Cotrim Figueiredo quer foco na “juventude” e na “criatividade”, sem esquecer o clima

João Cotrim Figueiredo quer foco na “juventude” e na “criatividade”, sem esquecer o clima

“Se estamos na piscina dos grandes, temos de nadar crawl num estilo razoavelmente digno”, afirma o candidato único à liderança da Iniciativa Liberal (IL), projetando os desafios do partido na nova fase, após a eleição de um deputado. Cotrim de Figueiredo faz apelo aos jovens e garante que os “liberais” não vão esquecer o clima

O candidato único à liderança do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, admitiu que o partido tem agora mais responsabilidades e considerou a juventude como a principal aposta, apelando à "criatividade" dos mais novos, na III Convenção Nacional do IL.

"É surpreendente e quase chocante perceber que não há nenhum partido que escolheu estrategicamente a juventude como alvo. É absolutamente bizarro e nós temos essa capacidade, as nossas mensagens são úteis para a juventude", declarou durante a apresentação da moção de estratégia global "Juntos a Liberalizar", que será votada esta tarde.

Garantindo que, com esta opção, o IL não está a desistir de outras gerações, o candidato único à liderança do partido explicou que a estratégia passa por aproveitar um "espaço desocupado" e todo o "dinamismo" e a "energia" dos mais jovens. "A Iniciativa Liberal também não pode ficar fora do debate do Ambiente", observou Cotrim de Figueiredo, numa primeira referência à questão das alterações climáticas, que não está incluída no documento.

"Nesta nova fase, temos que aproveitar as oportunidades e não cair nos erros ou falhar os desafios que essas oportunidades encerram. Se estamos na piscina dos grandes, temos de nadar crawl num estilo razoavelmente digno”, sinalizou.

Defendendo que o IL precisa de se consolidar a nível nacional e de ser "eleitoralmente eficaz", Cotrim de Figueiredo admitiu também que é preciso gerir bem os riscos. "A nossa ambição de crescimento traz enormes desafios. Uma das primeiras conclusões óbvias é que isso é impossível sem organização", insistiu.

Entre as principais bandeiras do partido, o deputado único do IL destaca a descida da carga fiscal, o combate à corrupção, a reforma do sistema eleitoral, a descentralização e a visibilidade dos custos do Estado.

"Porque estamos hà demasiado tempo nesta teia e neste marasmo socialista. Temos que lutar e lutar. Estão todos convocados para este combate", rematou.

NewsItem [
pubDate=2019-12-08 17:28:50.0
, url=https://expresso.pt/politica/2019-12-08-Joao-Cotrim-Figueiredo-quer-foco-na-juventude-e-na-criatividade-sem-esquecer-o-clima
, host=expresso.pt
, wordCount=300
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_08_1280751631_joao-cotrim-figueiredo-quer-foco-na-juventude-e-na-criatividade-sem-esquecer-o-clima
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]