rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 8 dez. 17:57

Desfile Internacional enche ruas de Macau com milhares de curiosos e 1.800 artistas

Desfile Internacional enche ruas de Macau com milhares de curiosos e 1.800 artistas

Este domingo assinala-se a nona edição do Desfile Internacional de Macau.

As ruas de Macau encheram-se, este domingo, de pessoas para verem o Desfile Internacional que contou com a participação de cerca de 1.800 artistas de vários cantos do mundo para celebrarem o 20.º aniversário do território.

Música, dança, roupas e trajes alegóricos e típicos, de 80 grupos artísticos, cobriram as ruas estreitas e apertadas do centro de Macau, que contou com a participação de pelo menos oito grupos de matriz portuguesa, um de Angola e dois brasileiros, disse à Lusa a organização. Ucrânia, Polónia, Itália, Bielorrússia, Quénia, Chile, Rússia, Chipre, Hungria, Nova Zelândia, Mianmar, Tailândia, grupos da China continental e de Hong Kong, assim como dezenas de associações locais de Macau, estiveram representados naquela que foi a nona edição do Desfile Internacional de Macau. “Uma experiência magnífica, diferente de tudo aquilo que temos em Portugal”, disse à Lusa Laura Guerreiro, uma das 27 artistas que compunha o grupo português Artfusion.

As ruas apertadas, a calçada portuguesa e alguns pontos do caminho, como as Ruínas de São Paulo, o Largo do Senado, a Igreja de São Domingos e o Largo da Sé, fizeram-na “lembrar Portugal, mas com muito mais gente na rua”.

Aos jornalistas, a presidente do Instituto Cultural, Mok Ian Ian, mostrou-se “bastante satisfeita por notar que este ano as ruas de Macau estavam com muito mais gente”. O tema do desfile, este ano, para além de celebrar os 20 anos da transferência da administração de Macau de Portugal para a China, foi a celebração da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, que pretende reforçar as ligações e dinamizar o comércio entre várias economias da Ásia, do Médio Oriente, da Europa e de África. Por essa razão, associados da Casa de Portugal em Macau ‘vestiram-se’ de azul e empunharam caravelas, para fazer lembrar a época dos descobrimentos, que teve um papel importante na interligação de vários povos e culturas diferentes, contou à Lusa Sérgio Feiteira, um dos 46 membros da equipa que desfilou na Parada.

De Angola, chegou o Grupo Tradicional Música e Bailado Angolano Jovens de Hungo, com mais de 15 artistas que “vieram mostrar como dançam os angolanos” e que “também é através da dança que se celebram os anos de vida, de uma pessoa, ou de uma cidade”, disse à Lusa, sorridente, António Sousa, enquanto tocava num Djembe “para fazer os chineses abanar as ancas”.

A Casa do Brasil em Macau, decidiu trazer uma mistura “de samba com dança africana”, com o tema Brasil e Angola, já que Macau “é a plataforma entre a China e os países de língua portuguesa “, explicou à Lusa a presidente da associação, Jade Martins. “Este é um ano especial para Macau, então resolvemos caprichar nos fatos e na fantasia”, contou. Menos festivo, Paulo Costa, residente há quarenta anos em Macau, desfilou com mais cerca de uma dúzia de pessoas para representar a “ortodoxia do folclore português”.

“Mascaramo-nos de portugueses”, que “faz bastante falta em Macau, está à vista, não?”, questionou, apontando para as plateias que estavam repletas de pessoas, a esmagadora maioria chineses.

Após esta resposta, Paulo Costa, recusou qualquer tipo de melancolia e afirmou: “já sobrevivemos 20 anos, agora faltam 30 e depois disso vamos ver, vamos ver...”, numa alusão, primeiro aos 20 anos desde a passagem da administração do território para China, e depois aos 30 anos que faltam até 2049, ano em que terminam os 50 anos de transição. Após mais de 400 anos sob administração portuguesa, Macau passou a ser uma região administrativa especial da China em 20 de dezembro de 1999, com um elevado grau de autonomia acordado por um período de 50 anos, com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário, com o Governo central chinês a ser responsável pelas relações externas e defesa.
NewsItem [
pubDate=2019-12-08 18:57:39.0
, url=https://rr.sapo.pt/2019/12/08/mundo/desfile-internacional-enche-ruas-de-macau-com-milhares-de-curiosos-e-1800-artistas/noticia/174517/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=619
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_08_1123039934_desfile-internacional-enche-ruas-de-macau-com-milhares-de-curiosos-e-1-800-artistas
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]