eco.sapo.pteco.sapo.pt - 8 dez. 11:36

“Se Rio ganhar eleições do PSD, Governo dura quatro anos”

“Se Rio ganhar eleições do PSD, Governo dura quatro anos”

O autarca portuense Rui Moreira prevê que, se Rui Rio não sair vencedor das diretas do PSD, em janeiro, "o Governo vai ter de procurar uma geringonça".

Para o atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o futuro do Executivo de António Costa pode depender das próximas diretas do PSD, fazendo a ligação entre uma vitória de Rui Rio a uma viabilização da solução governativa do PS. O autarca comenta ainda que um cenário de Bloco Central é “perigoso”.

“Se o senhor doutor Rui Rio ganhar as eleições do PSD, o Governo vai governar quatro anos porque o PSD vai viabilizar a governação do doutor António Costa. Se surgir uma solução diferente, o Governo vai ter de procurar uma geringonça. Acho que é isto que é claro”, disse Rui Moreira, em entrevista à TSF (acesso livre).

No caso de ser necessário avançar para o segundo cenário, o autarca deixa claro que não gosta das soluções de Bloco Central. “Olhando também para o que se passa na Europa, quando percebemos que nas franjas, quer à Direita, quer à Esquerda, há franjas populistas a aparecer, é muito perigoso situações de Bloco Central”, defende.

Ao não haver divergência ao Centro, o Centro é comido pelas extremidades”, explica Rui Moreira. Por esta razão, “é bom que os dois principais partidos sejam partidos diferentes. Porque são eles, ao fim e ao cabo, os garantes da democracia”, completa o autarca portuense.

NewsItem [
pubDate=2019-12-08 12:36:07.0
, url=https://eco.sapo.pt/2019/12/08/se-rui-rio-ganhar-as-eleicoes-do-psd-este-governo-dura-quatro-anos-diz-rui-moreira/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=211
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_08_1111105536_-se-rio-ganhar-eleicoes-do-psd-governo-dura-quatro-anos
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]