pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 7 dez. 11:00

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes: Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas...

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Questões apresentadas

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!

Como usar outro disco para ter as minhas apps no Windows 10?

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se poderei usar um disco SSD externo para expandir a memória do meu portátil e usá-lo para instalar e fazer “arrancar” programas, já que o meu PC tem somente 256GB internos (de memória SSD).

Pretendia usá-lo principalmente para usar o Visual Studio, que poderá vir a ocupar 60GB de memória, dependendo das opções que escolher na instalação.

Cumprimentos, Nuno Oliveira.

Resposta:

Nuno,

O Window 10 tem conseguido melhorar várias das suas funcionalidades. Entre elas está a gestão de apps no disco e no próprio sistema.

O Pplware já abordou este tema em vários artigos e por isso deixo abaixo alguns links para conteúdos onde pode obter a informação que precisa. Complementamos ainda com alguma informação para fazer uma boa gestão do seu disco.

[Respondido por Pedro Simões]

Como ter a melhor experiência de jogo na PS4?

ola boa noite, o meu nome é Nádia Pereira,

venho por este meio pedir ajuda pois já não sei o que mais fazer. sou cliente vodafone fibra e gosto de jogar ps4. Aderi a vodafone com um pacote de 1gb/200mb para poder ter uma melhor experiência online na ps4 pois sou jogadora de cod.

Tenho duas ps4 ligadas ao smart router o problema é que desde o apagão geral que a minha conexão na ps4 ficou literalmente uma bosta. Já contactei o apoio e a única coisa que fizeram depois de me queixar 3 vezes e ameaçar que iria proceder ao cancelamento do contrato foi enviar um técnico que nem se preocupou em fazer um teste de velocidade limitou-se a trocar o router e adeus.

Gostaria de saber se me poderiam ajudar a configurar o router porque já vi que os técnicos da vodafone percebem tanto disto como eu ou menos ainda. Já experimentei portas, dmz, firewall e sabe deus que mais e não consigo melhorar a conexão.

Neste momento tenho 159mb de download e 9 de upload já não sei o que fazer e não quero continuar com isto assim é que se não houver resolução vou rescindir contrato e voltar para a nos que pode ser um serviço mais fraco mas os 4 anos que tive nos nunca estive tão mal como estou agora. Espero que me possam ajudar.

Obrigada

Nádia Pereira

Resposta:

Nádia,

Primeiro de tudo, é necessário percebermos o que é realmente necessário para que uma experiência online num jogo seja boa. A largura de banda necessária para jogar online é reduzida, e mesmo que tivesse uma ligação com 1gbit download e 1gbit de upload, nada garante que a experiência online fosse boa.

Com isto quero dizer que, ainda que seja necessária alguma largura de banda, o mais importante é mesmo a latência da ligação, o tempo que demora a contactar o servidor e a receber uma resposta.

Resumindo, se o objetivo é então jogar online, os testes de velocidade de ponta não são muito relevantes.

Assim, não há configurações no router que possamos sugerir para melhorar a ligação. É apenas imprescindível que a consola esteja ligada por cabo ao router, já que as ligações sem fios são suscetíveis a interferência e facilmente prejudicadas na latência. Se é uma ligação de fibra, se está a ser utilizado um cabo de rede e se o servidor está numa localização favorável, então tem tudo para que o desempenho seja bom. Caso contrário, será necessário pedir novamente a assistência do fornecedor de internet, eventualmente com uma abordagem mais detalhada acerca do problema.

[Respondido por Hugo Cura]

Como fazer a atualização do Windows 7 para o Windows 10?

Cara equipa do Pplware,

Sigo o vosso trabalho desde sempre e acho que é fantástico. Continuem com o mesmo!

Estou a entrar em contacto convosco na sequência do vosso artigo https://bit.ly/2rGHnJ6, no qual afirmam que para atualizar do Windows 7 para o 10 é preciso fazer uma atualização normal, seguida de uma atualização limpa.

Eu ainda tenho um computador a correr o Windows 7 e gostava de o atualizar para o 10. A minha questão é o que é uma atualização normal e que procedimento devo executar para conseguir atualizar o computador para o Windows 10.

Obrigado desde já pela vossa ajuda,

Diogo Lemos Fernandes

Resposta:

Diogo,

O processo é muito simples e não traz qualquer problema. Tal como indicado, deve ser descarregada app e executada diretamente no Windows 7.

Siga os passos apresentados na própria app até que o Windows 10 seja instalado. Este é um processo que poderá demorar algum tempo, dependendo de vários fatores.

No final, e já com o Windows 10 instalado, poderá começar a usar o sistema sem qualquer problema.

De seguida, e apenas se pretender, poderá fazer a instalação de raiz e limpa do Windows 10.

O problema apresentado é que muitos utilizadores saltavam o passo do upgrade, que é essencial para associar a sua chave do Windows 7 ao registo do Windows 10.

Note ainda que deve usar a mesma versão do Windows 10. Isto significa que se tiver um Windows 7 Home deverá instalar um Windows 10 Home ou, por exemplo, se tiver um Windows 7 Pro deverá escolher o Windows 10 Pro.

[Respondido por Pedro Simões]

Como configurar a VPN para usar na Bose Home Speaker 500?

Boa tarde,
Cumprimentos,

Gostaria de saber se o Pplware me pode ajudar a configurar a Bose Home Speaker 500 para ativar os assistentes da Amazon e da Google.
Tentei algumas vezes mas sem sucesso.

O meu problema passa pela criação da vpn não estou a conseguir, dai o meu mail a pedir a vossa ajuda.

Queria saber a melhor forma de criar a vpn para funcionar criei uma conta ja no “CyberGhost VPN”

Tenho um Router Asus RT-AX88U com o firmware RT-AX88U_384.13_0 da Asuswrt-Merlin.

Podem ajudar-me?

Obrigado,

Vítor Gonçalves

Resposta:

Vítor,

De facto, a configuração de um serviço VPN como o Cyberghost num router com firmware avançado pode ser algo trabalhoso, mas que no fim o resultado é compensatório.

Não temos um guia para fazer a configuração nesse router, no entanto, a própria Cyberghost disponibiliza um passo a passo que pode consultar no seguinte link:

Dos testes que fizemos com a coluna Bose Home Speaker 500, apenas foi necessária ligação com uma VPN na altura de configuração. Após isso, bastou mudar a ligação Wi-Fi da coluna (utilizando uma combinação de botões) e a Alexa continuou a funcionar mesmo com uma ligação sem VPN.

Para fazer essa configuração inicial foi utilizada a aplicação Cyberghost no Windows, e foi utilizada a aplicação Connectify para criar um ponto de acesso Wi-Fi para difundir a rede VPN. Existem outras formas de resolver esta questão, mas foi assim que fizemos.

[Respondido por Hugo Cura]

Por favor ajudem-me a configurar o Gmail num Outlook?

Boa tarde,

Peço a vossa ajuda, para configurar o Microsoft Outlook 2016, para receber os emails do Gmail, pois já tentei e não consigo e inclusivamente diz sempre que a password está incorreta, embora a mesma esteja correta.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Ruy Pacheco

Resposta:

Ruy,

Da experiência que temos, configurar uma conta de email do Gmail num Outlook é algo simples e muito direto.

Tem apenas de ter os dados certos, nomeadamente ao nível dos nomes de servidor e dos portos de ligação.

O que recomendamos em caso de problemas é que sejam seguidas à risca as instruuções da Google para a configuração das contas em clientes externos.

Na página abaixo encontra todas as informações necessárias e também ajuda para a resolução de problemas, caso estes subsistam.

Deve ainda ter em conta que não pode usar a sua palavra passe. A Google não permite que esta seja usada diretamente. Ative a autenticação de dois passos e depois crie uma nova password dedicada a uma aplicação.

É esta que deve usar para autenticar dentro do Outlook e assim ter acesso ao seu email dentro deste cliente de correio eletrónico da Microsoft.

[Respondido por Pedro Simões]

Como ligar o Xiaomi Roborock Mi Robot 2 ao meu Wi-Fi?

Bom dia,

Conseguem-me ajudar relativamente ao processo de conexão entre o Xiaomi Roborock Mi Robot 2 e o Wi-Fi?

Já li N coisas, já tentei quase tudo e não consigo ligar.

Aparece o radar com o robot, tento conectar através do wifi e no processo de ligação invariavelmente dá-me erro ao conectar.

Tiago Fontes

Resposta:

Tiago,

Em princípio será a app que não consegue gerir a ligação Wi-Fi do smartphone.

A mecânica de configuração inicial é a seguinte:

  • o smartphone deteta que o robô está na rede
  • dizemos qual a rede Wi-Fi + password a que o robô se deve ligar
  • o smartphone liga-se diretamente ao robô via Wi-Fi para lhe entregar os dados da rede (é aqui que deve estar a falhar) e credenciais da conta de utilizador
  • o robô desliga-se do smartphone e tenta ligar-se à rede Wi-Fi; assim que consegue, liga-se à conta de utilizador e depois já aparece como ligado na app.

O que deve fazer é, no momento em que o robô supostamente está a configurar-se, ir às ligações Wi-Fi, procurar o robô e ligar manualmente a ele.

[Respondido por Hugo Cura]

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

NewsItem [
pubDate=2019-12-07 12:00:19.0
, url=https://pplware.sapo.pt/pplware/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-279/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=1793
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_07_883785297_consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas
, topics=[tecnologia, leitores, dúvidas, facebook, google, pplware, consultório, email]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]