pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 7 dez. 09:00

Como remover informação sensível das suas fotografias no Windows 10

Como remover informação sensível das suas fotografias no Windows 10

Sempre que possível a informação EXIF deve ser eliminada para não dar dados do utilizador para fora da sua esfera pessoal. O Windows 10 tem uma ferramenta própria e consegue fazer esse processo de forma agrupada. Veja como o pode fazer nas fotografias.

Sempre que tiramos uma fotografia com a câmara ou com o smartphone, esta tem presente uma quantidade grande de informação, os dados EXIF. Esta não é visível de imediato e tem dados que podem ser considerados sensíveis.

Como tal, e sempre que possível, esta informação deve ser eliminada para não dar dados do utilizador para fora da sua esfera pessoal. O Windows 10 tem uma ferramenta própria e consegue fazer esse processo de forma agrupada. Veja como o pode fazer.

Os dados EXIF são guardados nas imagens que capta sem dar por isso. São pequenas informações que são colocadas na metadata de qualquer fotografia, mas que podem revelar muito sobre o utilizador. É por isso essencial que sejam removidas de todas as imagens que forem partilhadas.

Eliminar dados pessoas das fotografias

Para fazerem no Windows 10 essa limpeza, devem colocar todas as imagens numa única pasta. Estas vão ser limpas e assim ficar sem dados sensíveis. Escolham por isso todas as imagens e abram o menu de contexto com o botão direto do rato.

Neste menu vão encontrar no final a opção que procuram. Esta chama-se Propriedades e vai dar acesso a uma nova janela do Windows 10. Esta tem 2 separadores, devendo ser escolhido o segundo, de nome Detalhes.

Deve remover a informação EXIF fotografias EXIF Windows 10 dados remover

Na nova janela que vão abrir, podem tratar do processo de eliminação dos dados presentes. Podem agir de duas formas distintas, dependendo da necessidade. Numa vão criar cópias de cada imagem, sem os dados EXIF, e noutra simplesmente eliminam os dados das imagens, diretamente.

É muito simples no Windows 10

Importa notar que no caso da segunda opção, podem escolher quais os dados que querem eliminar ou os que querem manter. Só precisam de escolher das várias entradas presentes. Neste caso os dados não podem ser recuperados.

No final, para terminar, devem apenas carregar em OK. Se escolheram a primeira opção, têm agora o dobro das fotografias na pasta. Escolham as novas imagens e podem rapidamente partilhar sem qualquer problema.

Esta é uma operação que devem realizar sempre que foram partilhar fotografias. Estes dados podem revelar muito sobre os utilizadores e mostras as localizações onde as fotos foram recolhidas. É por isso essencial que sejam eliminados.

NewsItem [
pubDate=2019-12-07 10:00:05.0
, url=https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/remover-dados-exif-fotografias-windows-10/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=364
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_12_07_12864507_como-remover-informacao-sensivel-das-suas-fotografias-no-windows-10
, topics=[tecnologia, dados, truques & dicas, imagem, fotografias, remover, windows, windows 10, exif]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]