pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 4 dez 12:30

Novo sistema obtém energia solar quando o sol não está a brilhar

Novo sistema obtém energia solar quando o sol não está a brilhar

Investigadores americanos apresentaram um dispositivo que armazena energia do sol para uso durante a noite. A energia solar é uma alternativa para o futuro, mas há limitações. Nesse sentido, foram desenvolvidos vários projetos para armazenar energia solar para uso quando o sol não está a brilhar.

Um grupo de investigadores da Universidade de Houston apresentou um dispositivo que armazena energia do sol para uso durante a noite. A energia solar é uma alternativa para o futuro, mas os investigadores enfrentam o desafio de superar as suas limitações. Nesse sentido, foram desenvolvidos vários projetos para armazenar energia solar para uso quando o sol não está a brilhar.

O segredo para uma captação 24 horas por dia estará no combinar de várias tecnologias já conhecidas no mercado.

Usar Energia Solar sem que o sol esteja a raiar

Esta não é a primeira vez que se fala num dispositivo que armazena energia solar para uso quando o sol não está a brilhar. Superar as limitações da energia fotovoltaica como a energia limpa do futuro é um dos maiores desafios. Contudo, os investigadores não mostram estar dispostos a poupar tempo nem dinheiro para o fazer.

Por detrás deste dispositivo está um grupo de investigadores da Universidade de Houston. Na base está um dispositivo híbrido que capta a energia solar de forma eficiente. Ao mesmo tempo, este produto armazena essa energia para uso posterior.

O objetivo deste projeto é desenvolver uma nova opção de usar a energia solar ao longo do dia. Isto é, que as horas limitadas de luz, os dias sem sol sejam um impedimento.

Luz do sol 24 horas, sete dias por semana

O trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Universidade de Houston combina armazenamento de energia molecular e armazenamento de calor latente para produzir um dispositivo integrado de recolha e armazenamento para possível operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Assim, os autores do estudo afirmam que uma eficiência de 73% é alcançada em operações de pequena escala e de até 90% quando aplicada em operações de grande escala. Também afirmam que 80% da energia é recuperada à noite.

Parte do sucesso deste novo dispositivo reside na utilização de um material de armazenamento molecular, um composto orgânico que, de acordo com os investigadores, demonstra alta energia espec��fica e excecional libertação de calor, mantendo-se estável durante longos períodos de armazenamento.

O segredo estará na energia com armazenamento molecular

Os responsáveis do projeto, em declarações ao World Energy Trade, explicaram que esta alta eficiência se deve, em parte, à capacidade do dispositivo de captar todo o espectro da luz solar, com a possibilidade do seu uso imediato e a conversão do excesso em armazenamento de energia molecular.

T. Randall Lee, professor de química, explica que o dispositivo oferece maior eficiência de várias maneiras:

  • a energia solar é armazenada em forma molecular em vez de calor, que se dissipa ao longo do tempo;
  • o sistema integrado também reduz perdas térmicas, uma vez que não é necessário transportar a energia armazenada através de condutas.

Também é importante notar que o dispositivo desenvolvido pela Universidade de Houston permite que a energia armazenada produza energia térmica a uma temperatura mais elevada durante a noite do que durante o dia, o que aumenta a quantidade de energia disponível mesmo quando o sol não brilha.

Criado combustível líquido que pode armazenar a energia do Sol durante 18 anos

1
1