www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 4 dez 16:29

Tecnologia desenvolvida em Espanha escolhida para portal de serviços do governo português

Tecnologia desenvolvida em Espanha escolhida para portal de serviços do governo português

O novo espaço online da Agência de Modernização Administrativa (AMA) é baseado na plataforma de experiências digitais da Liferay prestará mais de 2.500 serviços a cidadãos e empresas.

A AMA é o organismo público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: apoio, transformação digital e simplificação. No processo de seleção da tecnologia para a criação do ePortugal, a AMA identificou como principais desafios simplificar o acesso à informação a cidadãos e empresas portuguesas através de uma única plataforma, assim como melhorar o desempenho, a experiência de utilização, a acessibilidade e a satisfação na utilização do portal.

Sendo no entender desta agência governamental era ainda necessário realizar a integração de várias aplicações e tecnologias num único portal (Single Sing on), bem como poder oferecer serviços públicos (alguns deles legacy), proporcionando em qualquer momento uma gestão centralizada dos conteúdos. Para executar este trabalho a escolha da AMA recaiu sobre a espanhola Liferay.

A soluçãoLiferay DXP

O Liferay DXP numa ótica de TCO mais vantajoso e dado o seu conhecimento prévio da tecnologia (já utilizavam com êxito a tecnologia da Liferay desde 2014), além das funcionalidades e capacidade de resposta às necessidades presentes e futuras da Administração.

E é sobre a base tecnológica da Liferay que é implementado o ePortugal, como um portal único, integrado,global e flexível, com grande potencial para a combinação de novos serviços. O portal conta, ainda, com um desenho responsivo, que permite um acesso ótimo a partir de qualquer dispositivo. 

Ao nível da gestão de conteúdos, as páginas do portal abarcam mais de 2500 serviços (1200 para cidadãos e 1300 para empresas), cada um deles com as suas próprias páginas web, incluindo ficha de serviço e notícias diárias. O gestor CMS permite a criação, organização, eliminação e publicação de conteúdos de uma forma ágil e em tempo-real.

A AMA oferece agora aos portugueses um portal único, mais digital, moderno e personalizável assente na tecnologia Liferay DXP. Trata-se de um trabalho contínuo que requer a atualização permanente da informação por parte da entidade e um enriquecimento com mais serviços para cidadãos e empresas”, sublinha, em comunicado, Gil Vieira, Diretor de Sistemas de Informação da AMA.

Aos funcionários da entidade, o novo portal proporciona um maior conhecimento, com uma curva de aprendizagem mais reduzida e uma maior simplicidade na gestão de conteúdos. “Foram simplificados os processos de manutenção corretiva e evolutiva. Agora temos uma maior capacidade de resposta a incidentes”, destaca., em comunicado, Lisdália Sanches, Coordenadora Técnica do ePortugal. “E o facto de ser uma tecnologia não proprietária nos permite não depender de fornecedores concretos e facilita a contratação de fornecedores externos”, conclui a mesma responsável.

“O projeto desenvolvido pela AMA é um grande exemplo de como uma plataforma se pode integrar perfeitamente com as ferramentas existentes, potenciando os novos valores digitais e oferecendo uma grande experiência de utilização”, adianta, em comunicado, Carolina Moreno, vice-presidente de Vendas para a EMEA e diretora-geral para o Sul da Europa da Liferay. “Estamos muito satisfeitos por colaborarmos com uma entidade pública de referência como a AMA, inovadora e ambiciosa na sua estratégia digital, e que a nossa tecnologia possa chegar assim a todos os cantos de Portugal”.

 Por João Miguel Mesquita Tags
1
1