pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 4 dez 10:37

Carro de Rally 100% elétrico da Ford é mais rápido do que qualquer Tesla, até o Roadster!

Carro de Rally 100% elétrico da Ford é mais rápido do que qualquer Tesla, até o Roadster!

O desporto motorizado está a mudar, e as maravilhas da mobilidade elétrica já fazem a diferença em várias modalidades! A STARD está a trabalhar nesse sentido e tem já um carro de Rally 100% elétrico, o Projekt E baseado no Ford Fiesta ST, que é mais rápido do que qualquer Tesla... Incluindo o Roadster!

O desporto motorizado está a mudar, e as maravilhas da mobilidade elétrica já fazem a diferença em várias modalidades! A STARD está a trabalhar nesse sentido e tem já um carro de Rallycross 100% elétrico, o Projekt E baseado no Ford Fiesta ST, que é mais rápido do que qualquer Tesla… Incluindo o Roadster!

Este carro, super leve e com níveis de aderência surpreendentes, é uma autêntica flecha a cumprir os 0 aos 100 km/h e irá entrar em competição já em 2020!

São várias as fabricantes e preparadoras a trabalhar em carros elétricos para Rallycross, especialmente depois das mudanças previstas para o WRC e pela superior relevância de categorias 100% eletrificadas.

A STARD, equipa austríaca, está a preparar a sua ofensiva neste novo paradigma e apresentou agora o seu Projekt E… Que surpreende pelas prestações! A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 1,8 segundos. Comparativamente ao muito badalado Tesla Roadster, é mais rápido pois o Tesla “apenas” consegue atingir tal marca em 1,9 segundos.

Para além disso, este carro de competição elétrico destaca-se naturalmente pelo baixo peso e excelente apuro dinâmico. Baseado no Ford Fiesta ST, tem três motores elétricos – dois acoplados ao eixo traseiro e um ao dianteiro – que foram especificamente desenvolvidos para competição.

Tal resulta em cerca de 600 cv de potência e 1.100 Nm de binário… Estando a falar de um carro totalmente elétrico, tais valores ficam à disposição do piloto a partir do primeiro momento em que pise a fundo o pedal do acelerador! Um pack de baterias foi armazenado na parte inferior do veículo, entre os dois eixos.

anterior próxima

Nos testes realizados até ao momento, foram vários os pilotos que já puderam explorar os limites deste carro. O feedback tem sido muito positivo e afirmam que é desafiante de conduzir!

O Projekt E é uma nova série de corridas que começará já em 2020. Esta nova série nas provas de rallycross é o resultado de uma parceria entre a IMG, promotora do FIA World Rally Cross, e a STARD. A equipa austríaca será a responsável pelo desenvolvimento técnico dos carros e fornecedora dos motores elétricos que os equipam.

Para além do Projekt E, baseado no Ford Fiesta ST, conheça o ADAC Opel Corsa-e…

Foi apresentado o primeiro carro de rally totalmente elétrico, o Opel Corsa-e

1
1