tek.sapo.pttek.sapo.pt - 4 dez 12:05

NASA vai abrir "hotel" para robots na Estação Espacial Internacional

NASA vai abrir "hotel" para robots na Estação Espacial Internacional

Embora se assemelhe mais a uma garagem do que a uma versão espacial do Ritz, o RiTS dará abrigo a robots no exterior da ISS. A NASA já está a pensar nas futuras possibilidades do equipamento na exploração da Lua e de Marte.

A pensar na segurança dos robots que são enviados em demandas espaciais, a Agência Espacial Norte-Americana anunciou que vai abrir um "hotel" para os seus autómatos na Estação Espacial Internacional (ISS). O RiTS, ou Robotic Storage Tool Storage, vai ser lançado para o espaço hoje, 4 de dezembro, seguindo a bordo do foguetão Falcon 9 da SpaceX, o qual completa a sua 19º missão de reabastecimento comercial.

Depois do seu lançamento, o "hotel" para robots será instalado no exterior da ISS pelos astronautas. De acordo com a NASA, a unidade tem como função proteger os robots que não estão em uso de elementos que poderiam comprometer as suas missões. "O RiTS providencia calor e proteção contra a radiação e micrometeoritos", sendo que o "seu sistema termal mantém uma temperatura ideal para garantir o bom funcionamento dos instrumentos", elucidou Mark Neuman, manager de hardware do RiTS, citado em comunicado à imprensa.

O RELL (à esquerda) será um dos primeiros Créditos: NASA

Em combinação com o braço robótico da Estação Espacial Internacional, conhecido como Dextre, o "hotel" permitirá uma colocação mais fácil de ferramentas no seu exterior. Os primeiros "hóspedes" do RiTS serão então dois robots designados RELL, ou Robotic External Leak Locators, Os autómatos da NASA estão equipados com espectrómetros de massa que os permitem encontrar fugas de gases fora da ISS. Uma vez que os autómatos necessitam de, pelo menos, 12 horas no espaço para garantir que funcionam em condições ideais, o RiTS poderá ser um util aliado nas suas missões.

O equipamento "vai reduzir significativamente o tempo e o custo da deteção de fugas" no exterior da ISS, afirma  Chris Craw, Senior Systems Integration Lead da NASA. "Com o RiTS conseguiremos ter um acesso mais fácil e rápido aos RELL, algo que ajudará a manter a segurança dos nossos astronautas no espaço", acrescentou o responsável. A Agência Espacial Norte-Americana está já a pensar nas futuras possibilidades do RiTS,  sendo que as suas capacidades poderão ser utilizadas na exploração da Lua ou até de Marte.

20 anos de Estação Espacial com muitas curiosidades e as melhores imagens da Terra Ver artigo

Os entusiastas da exploração espacial, ou então os simplesmente mais curiosos, podem acompanhar o lançamento do RiTS abordo do Falcon 9 da SpaceX na página da NASA dedicada à missão.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1