pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 4 dez 21:18

Carros elétricos: Conheça 10 "mitos" sobre este tipo de carros

Carros elétricos: Conheça 10 "mitos" sobre este tipo de carros

Com o aparecimento do segmento dos carros elétricos apareceram também vários mitos. Hoje em dia é natural lermos e ouvirmos algumas informações e refletirmos profundamente sobre o assunto.

Com o aparecimento do segmento dos carros elétricos apareceram tamb��m vários mitos. Hoje em dia é natural lermos e ouvirmos algumas informações e refletirmos profundamente sobre o assunto.

Será que um carro elétrico também tem assistência em viagem? Comparativamente aos carros a gasolina e gasóleo, os carros elétricos são caros? Conheçam os mitos mais comuns quando se fala em carros elétricos.

Carros elétricos… sim ou não?

O estudo foi realizado pela Hyundai que realizou um inquérito a 2 000 condutores nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, a marca automóvel concluiu que existem 36 750 formas diferentes de conduzir.

Quase um quinto dos proprietários de veículos a diesel e gasolina adiam a transição para os elétricos, por se sentirem preocupados com o facto de terem de conduzir em condições climatéricas adversas como, por exemplo, uma tempestade de relâmpagos.

Condutores de viaturas a combustão revelou que 22% destas pessoas não se sentiriam seguras a carregar um veículo elétrico. No entanto, 18% assumem que se sentiriam inseguros ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos e 12% não se sentiriam confortáveis em carregar o telemóvel numa viatura elétrica.

Quais os principais 10 mitos sobre carros elétricos?

#1 – A autonomia de uma viatura elétrica perturba-o? Não entre em pânico! Um veículo elétrico percorre entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento e alguns dos modelos vão ainda mais longe. A marca dá como exemplo o Hyundai Kauai Electric que consegue chegar aos 482 km.

#2 – Está preocupado em não encontrar locais para carregamento? Não esteja! Atualmente já é possível encontrar postos de carregamento em estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos, estacionamento municipal e a rede está em constante evolução.

#3 – Considera as viaturas elétricas muito caras? Pense novamente. Com opções cada vez mais acessíveis e competitivas e ainda a vantagem de ter menos peças para reparar ou substituir, os custos de utilização dos veículos elétricos são significativamente mais baixos que aqueles dos veículos a diesel ou gasolina.

#4 – Preocupado com a lentidão dos veículos elétricos? Não é verdade! Os veículos elétricos podem acelerar com a mesma rapidez, se não com mais, que os veículos a diesel ou gasolina. Há carros elétricos que demoram menos de 5 segundos dos 0 aos 100.

#5 – Acha que não pode conduzir um veículo elétrico durante a lavagem ou durante uma tempestade de relâmpagos? É claro que não se deve conjugar eletricidade e água. Contudo, quando se trata de uma viatura elétrica, é seguro fazer a lavagem normal da viatura, assim como não há nenhum risco extra ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos.

#6 – Não há soluções suficientes no mercado? O mercado de viaturas elétricas tem vindo a expandir.A oferta dos fabricantes é variada e para todos os bolsos. A Hyundai possui a maior gama de mobilidade elétrica do mundo, incluindo as mais recentes viaturas elétricas, híbridas e de hidrogénio do mercado.

#7 – Preocupa-o que as baterias das viaturas elétricas estejam a aumentar a crise dos aterros? De facto, as baterias podem ser recicladas, assim como as baterias das viaturas a diesel ou gasolina. As células de viaturas elétricas podem ser utilizadas para armazenar a energia solar e eólica, ou podem ainda ser desmanteladas para serem reutilizados os seus elementos mais valiosos.

#8 – Tem dúvidas em relação à segurança das viaturas elétricas? Pode ter a certeza de que as viaturas elétricas passam pelos mesmos testes e atendem aos mesmos padrões de segurança exigidos às viaturas a diesel ou gasolina.

#9 – Preocupado com a assistência em viagem? Não há razão para isso! Agora a maioria destes prestadores de serviços também estão preparados para assistir viaturas elétricas.

#10 – Acha que uma viatura elétrica não será tão responsiva como uma viatura a diesel ou gasolina? Não vai ficar desapontado. Mal pressione o acelerador, a transição entre parado e em aceleração é instantânea

Autonomia dos carros é o principal “receio”

Este inquérito prossegue outro estudo realizado pela marca onde 46% dos condutores apresentaram a ansiedade provocada pela autonomia da viatura como uma das principais preocupações na compra de viaturas elétricas. Apesar dos britânicos conduzirem em média 32 quilómetros por dia e do Reino Unido afirmar orgulhosamente que tem mais postos de carregamento elétrico do que estações de serviço.

Os mitos podem estar relacionados com a falta de informação acerca das viaturas elétricas, já que 28% dos inquiridos revelou que não sabe o suficiente acerca dos EV.

Leia também…

Transformar um carro num 100% elétrico? É possível e custa 5000 euros

1
1