expresso.ptexpresso.pt - 4 dez 19:35

Carros de luxo em infografia: o seu concelho acelera mais ou menos que o concelho vizinho?

Carros de luxo em infografia: o seu concelho acelera mais ou menos que o concelho vizinho?

Portugal tem 28 mil carros de luxo. Quase metade são Porsche, com idêntica concentração entre as duas maiores cidades do país. O Porto, por seu lado, lidera nos Ferrari, enquanto Lisboa manda no ranking dos Aston Martin

Os carros de luxo representam menos de 1% do parque automóvel português, mas são um dos segmentos com maior crescimento das vendas em Portugal. A Porsche, que já é líder no luxo, prepara-se para ter em 2019 um novo recorde de vendas no mercado português. E já coloca a fasquia para 2020 nas mil unidades. A nível nacional apenas 10 concelhos não têm registos de quaisquer carros de luxo.

Mas como se distribuem estes automóveis em Portugal? Quais são os concelhos com mais carros de luxo por cada 10 mil habitantes? Onde há maior concentração de Porsche, Jaguar, Bentley, Aston Martin, Maserati e Ferrari?

Com dados fornecidos pelo Ministério da Justiça, a partir das estatísticas do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), o Expresso analisou os números do parque automóvel de luxo em Portugal, concelho a concelho, com destaque para as seis marcas mais vendidas dentro deste segmento.

Veja abaixo a concentração de carros de cada uma dessas marcas em cada concelho e ainda as listas dos 10 municípios com um maior número absoluto de carros de luxo em circulação.

Considerando apenas os valores absolutos do parque automóvel, é sempre Lisboa que lidera o mercado do luxo. Cidades como o Porto, Oeiras e Cascais também surgem em destaque, mas de marca para marca há outros concelhos que integram o “Top 10” de vendas de carros de luxo.

E quais são os concelhos do país com mais automóveis de luxo em função do rendimento? Usámos as estatísticas de rendimento declarado para efeitos de IRS por cada concelho. Com resultados diferentes consoante cada marca. Loulé, Porto e Felgueiras lideram na concentração de Porsche por cada milhão de euros de rendimento, Oeiras e Porto estão à frente nos Jaguar e Portel e Santa Marta de Penaguião ocupam os lugares cimeiros quando cruzamos o número de Ferrari com o rendimento declarado no concelho.

Metodologia

A informação sobre os carros por concelho foi-nos facultada pelo Ministério da Justiça (Instituto dos Registos e do Notariado). A base de dados contém todos os automóveis ligeiros de passageiros inscritos no registo automóvel, por marcas, tipo de titular (pessoa singular ou coletiva) e ano de registo. Estes dados não discriminam as marcas por modelos, pelo que a opção foi fazer a classificação de luxo e premium por marcas. No luxo estão marcas como Maserati, Lamborghini, Bentley, Ferrari, Jaguar, Porsche e Aston Martin. No premium, a Audi, BMW, Mercedes, Land Rover, Lexus e Tesla. Esta metodologia deixa de fora da classificação premium os topos de gama de marcas tidas como mais correntes e considera todos os carros da BMW, Audi e Mercedes, independentemente do modelo e do preço. A informação foi cruzada com outros dados concelhios, como o rendimento bruto declarado para efeitos de IRS e o IRS por concelho, bem como com um índice de poder de compra e a população por concelho.

Consulte aqui a outra infografia que publicámos, incluindo também o segmento premium e cruzando com o rendimento concelhio.

1
1