pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 2 dez 19:00

Football Manager regressou com a edição de 2020 e já experimentámos

Football Manager regressou com a edição de 2020 e já experimentámos

Football Manager 2020 já chegou e o Pplware já assinou contrato para uma nova época desportiva à frente da equipa dos nossos sonhos

Já é uma tradição tão natural como a chegada do Inverno ou como o desfolhar das árvores no Outono… Football Manager regressou.

E, tal como aconteceu nos anos anteriores, a eterna questão coloca-se? Será que Football Manager 2020 é realmente melhor que Football Manager 2019?

Bem! O Pplware já experimentou e a resposta vem mais abaixo.

Todos os anos, por volta desta altura, já sabemos o que nos espera. Por um lado a Black Friday e por outro lado a chegada de Football Manager. Pois é! Ambos já chegaram e o Pplware experimentou um pouco dos dois.

Há no entanto algo de obscuro, algo de sinistro que envolve Football Manager. Desde a edição de 2018 que uma nuvem paira sobre Football Manager. Uma nuvem recheada de dúvidas, incertezas, receios… uma nuvem que ameaça o jogo de estagnação e de falta de ideias.

anterior próxima

E Football Manager 2020 chegou ao mercado e tivemos oportunidade de verificar se é desta que a tempestade cai sobre a série da Sports Interactive.

Comecemos então pelas maiores novidades da edição deste ano. A primeira e mais notória é claramente aquilo que a SI Games denominou de “Visão de Jogo”.

Esta “Visão de Jogo” trata-se de uma novidade bastante bem.vinda e interessante e corresponde, grosso modo, à cultura do clube que vamos treinar.

Explicando melhor. Quando assinamos contrato com um clube, são-nos dadas algumas premissas claras sobre como a nossa prestação como manager irá ser avaliada pela direcção. Estas imposições são variadas e na maior parte dos casos são bastante crediveis em relação às equipas em questão.

anterior próxima

Por exemplo, as direcções de clubes que lutem por títulos poderão exigir campeonatos ou então uma competição europeia, enquanto que clubes de meio da tabela podem pedir apenas a manutenção. Mas estes objectivos (de longa duração) são bastante variados e as direcções de outros clubes podem apenas ficar apaziguadas se garantirmos que iremos manter uma determinada filosofia de jogo ou que iremos contratar maioritariamente jogadores sub-23.

Trata-se claramente de uma forma bastante inteligente e realista de colocar metas ao jogador. O conceito de se ter tido uma época bem sucedida em Football Manager deixa agora de ser apenas aquilo que o jogador pensa que é uma boa época, mas acima de tudo o resultado das ideologias impostas pela direcção ao inicio.

anterior próxima

Desta forma o jogador é obrigado a pensar diferentemente da forma como vai gerir a equipa, jogos e dia-a-dia do clube.

Sem dúvida que a Visão de Jogo é um passo à frente na evolução do jogo no que respeita a trazer mais responsabilidade e objectividade aos jogadores. No entanto, acaba por ser uma novidade com um franco ponto fraco. Será claramente algo que irá ter impacto principalmente junto de jogadores que joguem massivamente FM 2020. Isto pois jogadores que gastem apenas um par de horas por mês, acabarão por passar ao lado de toda esta mecânica.

anterior próxima

No entanto, esta visão a médio/logo prazo acaba por também se demonstrar nas contratações de jogadores.

Quando se tenta contratar um jogador em Football Manager 2020, o manager tem agora a possibilidade de lançar para cima da mesa (antes mesmo de se tratar de valores) promessas de médio/longo prazo sobre o papel previsto do jogador no plantel. Por exemplo, de forma a tornar a proposta mais aliciante, podemos prometer a um jogador que lhe vamos dar titularidade na próxima época. Ou prometer que vai entrar gradualmente na equipa com o decorrer das épocas.

Trata-se novamente de uma forma de pensar e gerir expectativas com o objectivo de aliciar reforços para a equipa.

Contudo, atenção… que estas promessas podem voltar-se um dia contra nós…

anterior próxima

O outro grande chavão de Football Manager 2020 é a inclusão de um Centro de Desenvolvimento.

Tal como o nome indica, o Centro de Desenvolvimento é uma opção de Menu que será o local de eleição para acompanhar e gerir as nossas camadas jovens.

Na prática, o Centro de Desenvolvimento acaba por englobar agora os Sub-23 e Sub-18 mas de uma forma um pouco mais estruturada. Além da componente táctica de cada um dos planteis, torna-se agora mais visível a evolução de cada jogador jovem.

anterior próxima

Mas mais. Com a evolução da época, alguns jogadores irão definitivamente descolar em termos qualitativos. Pois bem, graças a Centro de Desenvolvimento isso já não passa despercebido, pois temos uma análise bastante completa da evolução de cada jogador que irá disponibilizar uma boa quantidade de informação sobre quem são realmente os jovens com maior aptidão e com capacidade para chegarem à equipa principal.

Por outro lado, torna-se também mais visível quais os jogadores que necessitam de maior apoio para “explodir” ou então os que jamais irão dar o salto.

Além disso, o Centro de Desenvolvimento permite ainda um acompanhamento constante da evolução dos jogadores emprestados, bem como da sua felicidade ou satisfação com o empréstimo.

anterior próxima

Um aspecto que foi melhorado em FM 2020 e encontrando-se bastante mais interessante que nos anteriores foi a componente social (twitter do jogo). Foi com prazer que verifiquei que muitos dos comentários dos fãs fictícios da equipa são mais realistas e discutindo assuntos válidos (tácticas, forma da equipa,..) de forma mais realista.

Apesar da Visão de Jogo e do Centro de Desenvolvimento terem sido os grandes porta-estandartes de Football Manager 202o, foram acrescentadas algumas melhorias noutros aspectos do jogo.

Alguns novos elementos do staff foram acrescentados a elenco do jogo. Particular destaque para o Director Técnico que na realidade trata do aconselhamento em relação ao staff e seu desenvolvimento do clube. Outro elemento com particular importância é o Manager de Empréstimos que como o nome indica, ajuda na gestão dos empréstimos (presentes ou futuros) e ao qual pode ser importante dar ouvidos.

O motor gráfico, por exemplo, mantém-se bastante semelhante ao do ano passado, continuando a assemelhar-se a um jogo de subbuteo. No entanto, recebeu melhorias ao nível das animações dos intervenientes no jogo e da própria deformação do terreno de jogo, consoante as condições atmosféricas.

Outro aspecto bastante notório foi a inclusão de relatórios pré-jogo nos quais o nosso Assistant Manager nos sugere o melhor 11 para enfrentar o próximo adversário. Trata-se, sem dúvida de uma mais-valia, poupando (a quem quiser) algum trabalho extra de análise. Essa sugestão tem em conta vários factores como a forma dos jogadores, as suas performances, o adversário…

Misturando e abanando tudo isto e muito mais que não foi escrito, o sentimento reinante é que FM 2020 é o próximo passo evolucionário que a série necessitava. Não deixa contudo de demonstrar uma desaceleração de novidades que já se verificava em Football Manager 2019.

A melhor forma de descrever Football Manager 2020 é que se trata de Football Manager 2019 mas melhor ainda.

Veredicto:

Começo como terminei o corpo principal do texto. Mesmo não apresentando tantas novidades de monta como se poderia esperar, na sua essência Football Manager 2020 é Football Manager 2019 mas melhor ainda.

Desta forma e respondendo à questão levantada no arranque do artigo: “Sim! Football Manager 2020 corresponde à evolução lógica da série e como tal, trata-se do melhor Football Manager à data”.

Football Manager 2020 8.525 Dúvidas na classificação? Longevidade

10/10

Jogabilidade

9/10

Inovação

8/10

Gráficos

7/10

Prós
  • Visão do Clube
  • Centro de Desenvolvimento
  • Melhorias nos contratos
  • Assistentes mais úteis
  • Dia do Jogo mais activo
Contras
  • Comunicação Social inalterada
  • Sistema de treinos pouco melhorado
1
1