www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 15 nov. 16:18

Paço Real de Caxias tem três propostas para exploração

Paço Real de Caxias tem três propostas para exploração

A fase de concurso para a concessão do Paço Real de Caxias atraiu três propostas.

O concurso público para a concessão do Paço Real de Caxias, em Oeiras, terminou esta quinta-feira, 14 de novembro, com três propostas.

O objetivo é que o vencedor do concurso dê uma vocação tur��stica ao imóvel, esclarece o Ministério da Economia em comunicado. O Executivo dá algumas hipóteses para a exploração, e sugere que o paço pode tornar-se um estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local, estabelecimento de hospedagem, ou outro projeto de fruição turístico-cultural.

O concurso impôs como condições aos candidatos um prazo de concessão de 50 anos e uma renda anual mínima de cerca de 175 mil euros. Além disto, é estimado que seja necessário um investimento de aproximadamente 11 milhões de euros para a recuperação do Paço Real de Caxias.

Este imóvel está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953. É uma construção do século XVIII, com jardins geométricos envolventes, "inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes", com uma cascata e diversas esculturas nos jardins.

O Paço Real de Caxias é um dos 33 imóveis inscritos na primeira fase do Programa Revive, uma iniciativa que visa a valorização e recuperação de património público que não está a ser devidamente usufruído, bem como o reforço de atratividade dos destinos regionais e, por fim, o desenvolvimento das várias regiões do país.

Foram já colocados a concurso 19 imóveis no programa Revive, tendo sido adjudicadas 11 concessões, que representam mais de 100 milhões de euros de investimento na recuperação de imóveis públicos e mais de dois milhões de euros em rendas anuais.

Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova e do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante e prevê-se para breve o lançamento do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, integrado já na segunda fase deste programa.

NewsItem [
pubDate=2019-11-15 17:18:10.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/paco-real-de-caxias-tem-tres-propostas-para-exploracao
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_15_702273465_paco-real-de-caxias-tem-tres-propostas-para-exploracao
, topics=[economia, negócios e finanças, paço real de caxias, real, oeiras, imobiliário, economia (geral)]
, sections=[economia]
, score=0.000000]