tek.sapo.pttek.sapo.pt - 15 nov. 16:54

O "Mundo do Fortnite" ganha vida no Moche XL Games World

O "Mundo do Fortnite" ganha vida no Moche XL Games World

De 14 a 17 de novembro, os fãs de Fortnite podem jogar numa gigantesca LAN party e conhecer os streamers portugueses mais populares. Seja por companhia ou competição, o ...

Fortnite é um videojogo lançado pela Epic Games em julho de 2017. O jogo, na sua forma original, apenas continha o modo Save The World, no qual vários jogadores cooperam entre si, construindo bases para se defenderem de hordas de zombies. No entanto, o modo de jogo que tornou Fortnite popular é o Battle Royal, o qual saiu em setembro de 2017. Este modo, semelhante ao jogo que o inspirou, Player Unknown’s Battlegrounds (PUBG), coloca 100 jogadores numa ilha, lutando entre si. O vencedor é o último sobrevivente, embora um dos modos coloque equipas de quatro pessoas. O jogo também possui um modo criativo, onde os jogadores podem criar os seus próprios mapas e construções.

O modo de jogo que colocou Fortnite na ribalta foi o Battle Royal. As razões para a sua popularidade são complexas. Por um lado, a sua popularidade deriva do facto de ser vocacionado para jogadores com idades à volta dos 12 anos, devido à aparência cartoonesca das personagens e total ausência de sangue, ao contrário do jogo que o inspirou - o PUBG. Além disto, um dos grandes motores da popularidade são os streamers, os quais conseguiram atrair audiência mais jovens ao emitir as suas partidas de Fortnite. Este último ponto reflete-se no Moche XL Games World, uma vez que alguns dos streamers mais populares - Tugatv, Shutdown, Jamie Drake, Torres e Shikai - vão participar no evento.

E qual é o evento? Fortnite World: uma LAN party com dezenas de postos de jogo, à espera dos fãs para mais uma partida. O SAPO TEK abordou alguns jovens no Fortnite World, sobre há quanto tempo eles jogam e porquê jogar Fortnite, um afirmou que já joga há dois anos, mas outros jogam há menos tempo: “Eu jogo desde a Season 3...” As razões de sucesso, para os jovens jogadores eram variadas, uns afirmam que é o aspeto competitivo, mas há quem ambicione os prémios em dinheiro das competições. Questionados pela espera em fila para jogar, visto que o podem jogar em casa, e de forma gratuita, "a companhia física dos amigos" é um ponto mais relevante: “Eu gosto de Fortnite porque é um jogo que gosto de jogar com os meus amigos e também porque acho engraçado.” Também há um sentimento de comunidade, com um jovem a afirmar que os jogadores “partilham conhecimentos” entre si, de modo a aperfeiçoarem a sua performance no jogo.

Há também uma certa camaradagem. Questionando um grupo de jovens sobre se tivessem de fazer uma equipa de sonho para um torneio, podendo incluir streamers, quem escolheriam? “Íamos todos!" Embora os níveis de experiência com o jogo variem, encontrámos pessoas que já ganharam torneios: “Sim, eu ganhei um rato aqui no ano passado.”

Quanto aos streamers favoritos, a resposta varia: “O meu streamer favorito é o Tfue. Ele joga muito, mesmo." Trata-se de um streamer americano, pelo nome de Turner Tenney, pertencente ao FaZe Clan. Este fã, claro, não deixa de largar uma farpada: “É melhor que o Ninja!", referência a Richard Tyler Blevins, um dos streamers mais famosos da atualidade. Outros nem sequer acompanham os streamers: “Eu não vejo ninguém!”

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-11-15 17:54:39.0
, url=https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/o-mundo-do-fortnite-ganha-vida-no-moche-xl-games-world
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=539
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_15_584473830_o-mundo-do-fortnite-ganha-vida-no-moche-xl-games-world
, topics=[tecnologia, multimédia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]