expresso.ptDaniel Oliveira - 15 nov. 19:22

À justiça o que é da justiça, à política o que é da política. Mas...

À justiça o que é da justiça, à política o que é da política. Mas...

No atual cenário político, não há nada mais preocupante do que a possibilidade de um desfecho que não resulte numa condenação clara de José Sócrates. Ou numa absolvição clara, o que já parece improvável. Os juízes não têm nem devem estar atentos a isto. Mas podemos nós preocupar-nos

A fase em que o processo de José Sócrates se encontra, onde se averigua a solidez de várias partes do processo para ir a julgamento, é especialmente sensível. Porque dificilmente os leigos, onde me incluo, compreenderão as razões para o que fica no caminho. A guerra que tem sido movida na imprensa ao juiz Ivo Rosa, muito provavelmente pelo Ministério Público, torna tudo ainda mais difícil. O objetivo, mais do que condicionar as decisões do juiz, é condicionar a leitura que se faça dessas decisões. Para que seja ele, e não qualquer fragilidade do trabalho do Ministério Público, a ser responsabilizado pelo que entretanto falhe. É lamentável que haja quem continue a apostar em vitórias fora das salas de audiências.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

NewsItem [
pubDate=2019-11-15 20:22:01.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2019-11-15-A-justica-o-que-e-da-justica-a-politica-o-que-e-da-politica.-Mas-1
, host=expresso.pt
, wordCount=148
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_15_1903550385_a-justica-o-que-e-da-justica-a-politica-o-que-e-da-politica-mas-
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]