pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 nov. 14:00

Análise: Ecovacs Deebot OZMO 950 - Finalmente mapeamento por pisos

Análise: Ecovacs Deebot OZMO 950 - Finalmente mapeamento por pisos

Mas as marcas estão a responder às exigências e a Ecovacs juntou o melhor da sua tecnologia de aspiração a um software que finalmente permite criar vários mapas. Eu já testei o novo Ecovacs Deebot OZMO 950 e os resultados são uma vez mais muito positivos.

Uma das exigências dos consumidores de robôs aspiradores tem sido a possibilidade de mapeamento por pisos. Em casas com mais do que um andar tornava-se difícil a utilização de mapas, uma vez que a cada troca era criado um novo mapa. Ora, nestes casos, acabava por não fazer muito sentido ter um aspirador com funcionalidades de mapeamento.

A análise a robôs aspiradores no Pplware já são uma tradição. A procura assim o exige e nós tentamos aqui dar a conhecer as várias opções num mercado que está em crescimento.

Ecovacs, Xiaomi e iRobot são sem dúvida as marcas mais sonantes neste segmento e são também as mais fiáveis. No entanto, testámos recentemente o modelo da BlitzWolf que também nos impressionou nalguns pontos.

Ainda assim, considerando a relação entre qualidade e preço, a Ecovacs tem sido a marca que mais se destaca. Zero problemas de ligação à rede Wi-Fi, mapeamentos feitos corretamente, aspiração eficiente e as funcionalidades vão melhorando a cada novo modelo.

O mais recente lançamento foi o Ecovacs Deebot OZMO 950 e, além de ter a tecnologia OZMO de limpeza com água integrada, o destaque vai obviamente para a sua capacidade de criação de mapas por pisos.

Especificações gerais

O Deebot OZMO 950 tem na sua tecnologia OZMO de limpeza inteligente com água, um dos diferenciais face à concorrência. Além disso, esta nova versão conta com a funcionalidade de mapeamento da casa, com possibilidade de divisão de mapa por pisos. Por fim, a deteção inteligente de tapetes e carpetes também deve ser encarada de forma positiva. Conjugados, estes fatores proporcionam uma limpeza mais eficiente de todo o chão da casa.

A tecnologia de mapeamento é designada de Smart Navi 3.0. Permite assim criar um mapa completo da casa e dos seus obstáculos. Mapeamento este, ajustado a cada nova aspiração de forma a haver uma adaptação a uma nova disposição do mobiliário.

A bateria do OZMO 950 também vem com maior capacidade face aos modelos anteriores. Agora, ao invés dos 100m² com um ciclo de bateria, já permite aspirar um máximo de 200m², dependendo do piso e da potência utilizada. Esta bateria de maior capacidade demorará, evidentemente, mais tempo a carregar. Mais concretamente, cerca de 5 horas.

O nível de ruído máximo, durante a utilização em potência máxima é de cerca 66 dB. Em potência normal andará pelos 50 dB. Um ruído, de facto, bem mais abaixo, do que outros aspiradores já aqui testados.

Este robô pode ser ligado a uma rede Wi-Fi a 2.4 GHz para que haja uma interação entre ele e o smartphone. Além disso, reproduz informações por voz em indicativas do seu estado.

Dentro da caixa
  • 1 Robot para limpar o chão DEEBOT OZMO 950
  • 1 Tanque de água OZMO
  • 1 Pano de microfibra lavável e reutilizável
  • Panos de limpeza descartáveis
  • 4 Escovas laterais
  • 2 Filtros de pó
  • 1 Acessório para aspiração direta
  • 1 Manual do utilizador
  • 1 Acessório de limpeza
  • 1 Carregador
  • Design e construção

    Apesar de manter as características gerais associadas a um robô aspirador tradicional, o novo OZMO 950 da Ecovacs distingue-se nalguns pormenores.

    O acabamento mate da tampa e da própria zona de sensores a laser oferece mais elegância ao aspirador. Além disso, abaixo da tampa, criando um efeito de sobreposição, a marca colocou-lhe uma zona texturizada, que nos remete para um tecido.

    Junto ao sensor a laser existe o típico botão de controlo direto. Com um toque inicia ou para a aspiração e com um toque longo volta à base de carregamento.

    Ao levantar a tampa tem-se acesso ao botão para ligar e desligar o aspirador e também ao botão de reset. A luz indicador de Wi-Fi está presente junto aos botões. Nesta zona, há ainda acesso ao depósito do lixo com capacidade para 430 ml e o acessório de limpeza com uma lâmina e uma escova.

    Nas partes laterais estão incluídos também sensores e amortecedores. Em baixo está mais um conjunto de sensores que impede de forma muito eficaz a queda do aspirador de zonas mais elevadas, como varandas ou escadas. Além disso, ajudam na deteção do piso que está a limpar de forma a justar o tipo de limpeza.

    Em baixo tem umas rodas robustas, que permitem subir e descer pequenos desníveis sem ficar preso. Tem ainda o local para encaixar as duas vassouras rotativas comuns deste tipo de equipamento e uma roda de direção. Além disso, existe a zona de sucção, que pode ser de sucção direta ou com escova rotativa, algo que se troca com muita facilidade.

    Adicionalmente, inclui o depósito de água OZMO, os orifícios de saída de água e ainda o encaixe para a mopa. A mopa é colocada numa base em plástico e o depósito apenas verte água quando ela está acoplada ao aspirador.

    A tecnologia OZMO

    Sobre esta tecnologia já falámos aqui no Pplware várias vezes. Basicamente, está associada ao depósito de água que, ao contrário de outros modelos que também limpam a água, permite fazer uma distribuição mais uniforme da água.

    Este depósito, tem assim uma bomba de água, comandada eletronicamente, que liberta continuamente a água. Através da aplicação móvel é então possível definir a quantidade de água que deve ser utilizada durante a limpeza. Assim em áreas mais sujas poderá ser intensificada a quantidade de água, enquanto que em áreas menos sujas pode poupar-se água.

    Outro aspeto que distingue esta mopa é a saída da água. Por norma, a maioria dos depósitos verte água para a mopa de forma indiscriminada. Neste caso existem jatos de água na zona da frente da mopa, sendo esta vertida conforme as indicações dadas pela app. Ou seja, a distribuição de água é feita de uma forma mais eficiente, garantindo uma melhor limpeza.

    O controlo no smartphone e o mapeamento por pisos

    O grande destaque do Ozmo 950 vai, sem dúvidas, para a possibilidade de mapeamento por pisos. Esta era uma exigência dos consumidores que finalmente foi colmatada na Ecovacs.

    Assim, através da app Ecovacs o utilizador pode gravar diferentes mapas e colocar o aspirador a trabalhar de forma eficiente em cada um deles.

    O processo inicial é o comum nestes casos, ligado o aspirador à rede Wi-Fi e adicionado à app basta iniciar a aspiração para começar a criar mapas. No entanto, há que ter em atenção que nas definições da aplicação é necessário ativar o Modo Avançado.

    O Modo Avançado é o que vai permitir que os mapas sejam gravados. Caso contrário, o mapa é registado, mas iniciado um novo mapeamento a cada nova aspiração. Este modo é algo que não se encontra nas definições associadas a outros modelos.

    Agora, com a possibilidade de gestão de mapas, além da criação de diferentes mapas, o utilizador tem à sua disposição mais recursos de edição dos mapas. Nomeadamente, editar áreas e rotulá-las. Os limites virtuais agora também são adicionados na área de gestão dos mapas.

    Depois, todo o controlo de potência de aspiração, nível do fluxo da água, lembretes, registos de limpeza, agendamentos… tudo é feito da forma comum através do menu das definições.

    A aspiração e limpeza com água

    O Ecovacs Deebot OZMO 950 faz uma aspiração através de um “trajeto eficiente”. Neste caso, percorre toda a área externa de limpeza e depois a interna é feita em zig-zag.

    Inclui três modos de potência de aspiração principais: padrão, máximo e máximo+. Além disso, inclui um modo silêncio que reduz de forma subst��ncia a capacidade de aspiração. Assim, é mais indicado para quando se quer fazer limpeza com água no fim da área já ter sido aspirada.

    No que respeita à limpeza com água, a tecnologia OZMO oferece quatro níveis de fluxo de água. Em concreto, nível baixo, médio, alto e muito alto.

    O aspirador pode ter sempre o depósito de água cheio. No entanto, a água só será dispensada caso a mopa esteja acoplada, não havendo perigo de derrame de água pela casa.

    Graças ao sistema de sensores, o aspirador deteta a existência de tapetes e carpetes. Assim, logo que chega a um deles aumenta o poder de sucção, de forma a melhorar a qualidade da aspiração. Por outro lado, quando está em limpeza com água, não os sobe, para os preservar.

    Por este motivo, caso vá iniciar uma limpeza com água, deve afastar qualquer tapete ou carpete que possam estar a impedir a passagem para uma área que necessita de limpeza.

    5 dicas básicas de utilização

    Robôs aspiradores: 5 dicas básicas de utilização

    Autonomia

    A autonomia do OZMO 950 foi algo que me impressionou, uma vez que atingiu uma área de limpeza superior a 150m², com uma só carga. Uma parte desta área está coberta com tapetes e carpetes, o que aumenta o poder de sucção diminuindo a autonomia. Caso contrário, poderá chegar facilmente aos 200m².

    Para uma aspiração por pisos, será importante ter a base de carregamento no piso onde está a ser utilizado, para o caso da bateria acabar a meio da limpeza, o aspirador possa carregar e retomar a atividade do ponto onde parou.

    Veredicto

    Uma vez mais, a Ecovacs não desiludiu com este novo lançamento. Além de garantir uma limpeza ainda mais eficiente e uma maior autonomia, ainda respondeu às exigências dos consumidores. Nomeadamente, com o novo recurso de mapeamento em diferentes pisos. Desta forma, o utilizador tem à sua disposição todos os recursos do aspirador na sua plenitude.

    Algo que melhorou também de forma substancial foi a interação com a aplicação que já não apresenta erros de ligação outrora apontados. Além disso, oferece mais funcionalidades, associadas também ao mapeamento.

    Por fim, resta referir que o Ecovacs Deebot OZMO 950 chegará ao mercado durante a próxima semana por 699 €. Apesar do preço mais elevado que outros da concorrência nenhum deles, dos já testados aqui no Pplware, conseguiu a eficiência deste, tanto ao nível de limpeza como de mapeamento.

    Além disso, uma das marcas mais caras do mercado, com preços bastante acima deste OZMO, ainda não oferece nenhuma opção a este nível.

    O Pplware agradece o apoio à Ecovacs pela disponibilização do Deebot OZMO 950 para análise.

    Ecovacs Deebot OZMO 950

    NewsItem [
    pubDate=2019-11-15 15:00:58.0
    , url=https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-ecovacs-deebot-ozmo-950-mapeamento-por-pisos/
    , host=pplware.sapo.pt
    , wordCount=1620
    , contentCount=1
    , socialActionCount=0
    , slug=2019_11_15_1883586473_analise-ecovacs-deebot-ozmo-950--finalmente-mapeamento-por-pisos
    , topics=[deebot, tecnologia, ecovacs, análises, ozmo, aspirador, ecovacs deebot ozmo 950]
    , sections=[ciencia-tecnologia]
    , score=0.000000]