sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 13 nov. 13:26

Ministra e bastonário vão ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre bebé com malformações

Ministra e bastonário vão ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre bebé com malformações

Bebé nasceu sem nariz e olhos e sem parte do crânio, sendo que médico não detetou qualquer anomalia nos exames realizados durante a gravidez.

A ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos e a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vão prestar esclarecimentos na Assembleia da República sobre o caso do bebé Rodrigo, que nasceu com malformações graves, não identificadas por um obstetra que tinha processos pendentes na Ordem.

A comissão parlamentar de Saúde aprovou por unanimidade, esta quarta-feira, um requerimento do PAN que pedia para ouvir a ministra da Saúde, o bastonário dos Médicos e a responsável da ERS.

De acordo com a decisão dos deputados da comissão parlamentar, Miguel Guimarães e Sofia Nogueira da Silva serão ouvidos primeiro. Num momento posterior será a vez de Marta Temido, que numa audição mais abrangente, será questionada acerca da clínica Ecosado, onde o médico Artur Carvalho realizou ecografias à grávida, não tendo detetado qualquer malformação. Sublinhe-se que esta unidade não tinha convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas recebia utentes com credenciais passadas pelos serviços públicos.

Recorde-se que a gravidez da mãe do bebé, que nasceu no mês passado em Setúbal sem nariz e olhos e sem parte do crânio, foi acompanhada no centro de saúde, sendo que as ecografias eram feitas pelo obstetra Artur Carvalho na clínica privada, alegadamente abrigo de uma convenção com o Estado.

Pouco depois da divulgação do caso, logo a seguir ao parto, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo informou que a clínica em causa não tinha protocolo com o Estado, e que usava as credenciais do SNS, que eram depois faturadas por outra unidade com convenção.

Sublinhe-se ainda que o obstetra que não identificou as malformações no bebé tinha múltiplos processos pendentes no conselho disciplinar Sul da Ordem dos Médicos, alguns desde 2013.

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 14:26:02.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/677015/ministra-e-bastonario-vao-ao-parlamento-prestar-esclarecimentos-sobre-bebe-com-malformacoes
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_917619570_ministra-e-bastonario-vao-ao-parlamento-prestar-esclarecimentos-sobre-bebe-com-malformacoes
, topics=[sofia nogueira da silva, marta temido, bastonário, bebé, sociedade, malformações, ecografia, parlamento, miguel guimarães]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]