exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 13 nov. 18:41

Portugueses selecionados para simular missão robótica em Marte

Portugueses selecionados para simular missão robótica em Marte

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico vai fazer parte de uma simulação de uma missão humana e robótica a Marte. A iniciativa decorre no deserto de Negev, Israel, em outubro e novembro de 2020.

Os investigadores do Técnico vão desenvolver dispositivos robóticos que serão usados na simulação de uma missão com destino a Marte. O objetivo da equipa portuguesa é melhorar a eficácia da exploração do “planeta vermelho” feita por um robô na ausência de contacto visual com o astronauta e evitar acidentes que inutilizem o sistema.

Entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2020, um grupo de pessoas vai estar numa base no deserto israelita Negev e simular comunicações para um centro de controlo em Innsbruck, na Áustria. Uma equipa da Universidade de Graz vai construir o robô e a equipa do IST vai assegurar as boas condições de operação deste equipamento.

Os robôs telecomandados serão usados nas missões a Marte para a execução de pequenas tarefas, salvaguardando os astronautas da exposição a um ambiente hostil. O Expresso cita Rodrigo Ventura, coordenador do projeto no IST, que explica que a «a teleoperação fica “complicada” quando os astronautas não têm contacto visual com as máquinas a partir da base e a “perceção da situação” no terreno “fica deficiente”».

A missão Marte AMADEE-20 vai ter um total de 16 experiências, de nove países, em áreas como tecnologia, medicina, biologia e geologia.

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 19:41:31.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-11-13-Portugueses-selecionados-para-simular-missao-robotica-em-Marte
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=195
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_719987885_portugueses-selecionados-para-simular-missao-robotica-em-marte
, topics=[tecnologia, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]