expresso.ptexpresso.pt - 13 nov. 16:34

Teólogo do Papa adverte para possível cisma na Igreja Católica

Teólogo do Papa adverte para possível cisma na Igreja Católica

Carlos Galli que também é membro da Comissão Teológica Internacional, reconheceu que o “possível cisma” se deve à oposição entre os setores conservadores europeus e norte-americanos

O teólogo e amigo do Papa Francisco Carlos Galli reconheceu esta quarta-feira a possibilidade de cisma na igreja católica, devido à oposição dos setores mais conservadores em relação às mudanças que o chefe da Igreja tem realizado. Em entrevista à agência de notícias espanhola EFE, Carlos Galli que também é membro da Comissão Teológica Internacional, reconheceu que o "possível cisma" se deve à oposição entre os setores conservadores europeus e norte-americanos.

O Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, realizado no mês passado em Roma, em que foram abordados os problemas ambientais e a ordenação sacerdotal de homens casados, foi o ponto de viragem que acentuou a rejeição dos setores mais tradicionais da Igreja Católica às políticas do Papa.

O sínodo "foi feito para analisar e compensar a terrível realidade ambiental e religiosa que é vivida na Amazónia", onde vivem mais de 30 milhões de pessoas às quais a Igreja Católica "também deve comparecer", afirmou Galli à EFE.

O teólogo explicou que os setores económicos e políticos da Europa e da América do Norte "estão a opor-se ao Papa, porque ficaram perturbados com o seu pronunciamento público sobre questões como a receção de imigrantes, a pobreza e o diálogo pela paz".

"O Papa está convencido de que as mudanças devem ser feitas na igreja para aproximar as pessoas", concluiu.

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 17:34:03.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2019-11-13-Teologo-do-Papa-adverte-para-possivel-cisma-na-Igreja-Catolica
, host=expresso.pt
, wordCount=214
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_259866733_teologo-do-papa-adverte-para-possivel-cisma-na-igreja-catolica
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]